A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esse livro foi escrito por Sun Tzu, um filósofo chinês que se tornou um general, ha 25 séculos. E ainda hoje suas verdades são aplicáveis, mas como os tempos de hoje precisamos adapta-la a nossaépoca.

A arte da guerra é de suma importância, pois é uma questão de vencer ou perder.
Toda operação militar deve ter uma estratégia, portanto quando forem atacar devemos parecer fracos, quandoestivermos perto devemos fazer com que o inimigo pense que estamos longe, ou quando longe pense que estamos perto, devemos fingir e esmaga-lo.
Mas se a vitória demorar a chegar, as armas do soldadotornar-se pesadas e o entusiasmo enfraquecer. Então gastaremos nossas forças e a campanha prolongara, os recursos do estado não serão iguais ao esforço. Nunca se esqueça: quando suas armas ficarem pesadas eentusiasmo diminuído, o outro comandante trará vantagem da sua penúria. Então, nenhum homem, por mais sábio, será capas de evitar as conseqüências que advirão.
Assim só quem estiver familiarizado coma guerra, pode compreender o meio mais vantajoso de como prosseguir com ela.
Mesmo que o inimigo seja mais forte em tropas podemos impedi-lo de combater. Planeje de forma a descobrir seus planos e asua probabilidade de sucesso.
Provoque-o e descubra a base de sua atividade ou inatividade. Force-o a revelar-se, de forma a exibir seus pontos veneráveis. Compare meticulosamente o exercitoadversário com o seu, de forma a obter informação de onde a força é abundante e onde é deficiente. Na guerra porem, é evitar o caminho que é forte e golpear-lo quando estiver fraco. Mas não confie naprobabilidade do inimigo não vir, mas na nossa agilidade em recebe-lo, não na chance de ele não atacar, mas em vez disso, no fato que tornamos nossas posições invulneráveis.
O verdadeiro método é planejarsecretamente, deslocar-se sub-repticiamente, frustrar as intenções do inimigo e impedir seus planos, de maneira a qual, o meio possa ser ganho sem o derramamento de sangue.
Esconder a ordem sob a...
tracking img