A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE

CURSO DE DIREITO
PROFESSOR: CESAR CLAUDINO

Dienifan Pinheiro Lima

ESTUDO DIRIGIDO: A ARTE DA GUERRA

RIO BRANCO, ACRE
Março – 2011
1- Leia os trechos transcritos que falam sobre a guerra, em seguida, confronte-os, argumentando sobre o tema.
I – A guerra é uma visão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida e a morte, ocaminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna-se de suma importância estudá-la com muito cuidado em todos os detalhes.
Li Ch’uan: As armas são sempre motivo de maus pressentimentos. “A guerra é um acontecimento tão grave que os homens não devem entrar nela sem antes se preparar com a devida cautela e com profunda reflexão.” (p.23)
O líder de um povo deve analisar todos os lados ao entrarem uma guerra, pois as conseqüências podem ser vantajosas ou maléficas para a nação que a enfrenta. A guerra não pode ser vista como única arma para se alcançar um determinado objetivo, é preciso entender que há o caminho da diplomacia. Contudo se for preciso ingressar em uma guerra é necessário que todos estejam muito preparados e respaudados em argumentos sólidos pra se iniciar um confronto quepoderá mudar a rota de uma nação.

2- Pense nas guerras que assolam a humanidade. Quais seriam, de modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalha?
Ao refletir sobre as guerras passadas e as atuais podemos notar que sempre há interesses econômicos e territoriais quando uma nação decide entrar em uma guerra.
Citando o exemplo da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Um dos maisimportantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, lideradopor Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões deguerra, navios, tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

3- “A guerra é igual fogo, aqueles que não querem mais depor asarmas, acabaram por elas consumidas.” (p. 35)- Argumente a idéia contida nesta frase.
As armas possuem vantagens e desvantagens, porém que não conhece todas as suas conseqüências não deve possuí-las e nem manuseá-las, pois certamente serão derrotados.
Quando Sun Tzu diz que a guerra é igual ao fogo, ele se refere a preparação e ao conhecimento que se deve ter sobre uma guerra antes de se proporentrar nela, pois sem preparação certamente irá ter sérios prejuízos. E em comparação ao fogo ira ser consumido e derrotado. Além de destacar que muitas nações ingressam num conflito sem conhece suas próprias armas. De modo geral podemos entender também que nem sempre o conflito bélico é a única saída ou solução e muitas vezes as divergências poderiam ter sido diluídas no campo da diplomacia.4- A obra fala das virtudes necessárias a um general. Quais seriam essas virtudes? Qual a importância o general em uma guerra? Pesquise e discute em sala sobre alguns dos grandes generais que a história teve. Fale sobre sua importância.
De acordo com o autor, um general deve ser sábio para criar situações que lhes sejam favoráveis. (p.31). Entre as características básicas de um general está a...
tracking img