A arte da guerra- sun tzu

a A ARTE DA GUERRA: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE TÉCNICAS DE GUERRA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO MEIO EMPRESARIAL

RESUMO
Atualmente o mercado de trabalho vem sofrendo grandes mudanças causadasprincipalmente pela globalização, pelo acesso fácil e rápido a todo tipo de informação e também pela profissionalização das diversas atividades. No mundo empresarial este fator esta ainda mais forte, jáque a concorrência e a necessidade de um bom planejamento são fundamentais em qualquer empreendimento. Com este trabalho, vamos mostrar como o livro A Arte da Guerra pode ser utilizado como umamaneira prática de estar mostrando os conceitos de administração estratégica vistos dentro da sala de aula e também como ele pode estar auxiliando na hora de elaborar estratégias para uma análise doambiente (SWOT) tanto no meio interno como no ambiente externo. Vamos falar um pouco sobre o livro, o autor e as polêmicas em relação a sua existência e sobre os conceitos de planejamento estratégico,analisando as passagens do livro e relacionandoas com o conteúdo visto em sala de aula.

Palavras – chave
Guerra, inimigo, concorrência, planejamento, estratégia, análise do ambiente, mercado,empresa e sobrevivência.

1 . OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo mostrar como as técnicas de guerra descritas por Sun Tzu no polêmico livro A Arte da Guerra podem ser usadas como parâmetro nahora de elaborar um planejamento estratégico empresarial. Este livro vem sendo discutido há anos por vários estudiosos da área administrativa e utilizado em muitas disciplinas como forma de aplicaçãoprática dos conceitos de planejamento. O que pretendemos aqui é fazer mais uma análise sobre o livro enfocando a análise do ambiente e as estratégias.

2 – Introdução
Uma das maiores preocupações dosempresários e estrategistas no contexto de mercado atual é em relação a competição que está cada vez mais acirrada e a concorrência cada vez maior. Exatamente por isso

1 2 3
4

Estudante...
tracking img