sun tzu arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUN TZU - A ARTE DA GUERRA
 
                  

 
 

SUN TZU
 

Sun Tzu
Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real de Wu acumulouinúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.
Foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A ARTE DA GUERRA, ensinando estratégias de combate e táticas deguerra. 
Uma das histórias mais repetidas sobre Sun Tzu descreve o modo pelo qual ele empregava as "concubinas" para demonstrar, no palácio, ao rei,  exemplos de manobras de combate e deslocamentos detropas.


Princípios de guerra

Os Princípios de Guerra são fundamentos filosóficos para emprego de uma força. Eles originaram-se do estudo das batalhas ocorridas deste o início da humanidade queidentificou aspectos comuns que levaram um exército à vitória ou à derrota.
Apesar de chamados princípios de guerra, podem ser adaptados às relações interpessoais e ao gerenciamento dos afazeres dodia-a-dia. Os princípios de guerra estão distribuídos por toda a obra de Sun Tzu, podendo-se identificar os seguintes:




OBJETIVO
O objetivo de uma operação militar deverá estar claramentedefinido e estar ligado aos efeitos que se espera obter ao final do conflito. Além disto, este objetivo deve ser atingível e ser decisivo para a situação desejada. Uma vez fixado, todas as ações deverãoestar orientadas na sua conquista, e apesar das circunstâncias da guerra não se deve perdê-lo de vista. Em campanha, poderão existir objetivos intermediários ou parciais. Todavia, a conquista destesobjetivos deverá contribuir na conquista do objetivo principal.  


OFENSIVA
A ofensiva é necessária para se obter resultados decisivos, bem como para manter a liberdade de ação. Uma açãoofensiva assegura a iniciativa das ações, estabelece o ritmo das operações, determina o curso do combate e explora a fraqueza do inimigo. A iniciativa das ações permite a escolha da hora e do local da...
tracking img