De que maneira podemos entender a educação (a partir de tudo o que foi estudado) como a “saída da caverna platônica”? o que a educação pode oferecer como ajuda para a escalada até o “mundo verdadeiro”? qual o papel do professor?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DE QUE MANEIRA PODEMOS ENTENDER A EDUCAÇÃO (A PARTIR DE TUDO O QUE FOI ESTUDADO) COMO A “SAÍDA DA CAVERNA PLATÔNICA”? O QUE A EDUCAÇÃO PODE OFERECER COMO AJUDA PARA A ESCALADA ATÉ O “MUNDOVERDADEIRO”? QUAL O PAPEL DO PROFESSOR?

Desde os primórdios da cultura grega, o professor se encontrar em uma posição de importância vital para o amadurecimento da sociedade e a difusão da cultura. As escolasde Sócrates, Platão e Aristóteles demonstram a habilidade que tinham os pensadores para discutir os elementos mais fundamentais da natureza humana. Não perdiam tempo com conteúdos engessados.Discutiam o que era essencial. Sabiam o que era essencial porque viviam da reflexão, e a aula era o resultado de um profundo processo de preparação. Considerando a educação como conhecimento, penso quesomente o conhecimento é capaz de tirar o homem da caverna.
Essa caverna é a expressão da ignorância, do obscurantismo, da escuridão, da falta de luz que reina na mente de cada ser humano. Quando sepensa na educação como uma atividade libertadora do pensamento, no sentido questionador. Aí a pessoa está preparada para abandonar as sombras projetadas pelos outros e encarar a realidade da vida. Nosséculos passados a escola era uma extensão do aprendizado familiar, carregada de preceitos importantes para o resto dos dias.
Lá naquela antiguidade havia professores que entendiam além do queexplicavam mestres que observavam cada aluno individualmente e conhecia suas capacidades e limitações e procurava ajudá-los. Importante era que havia respeito mútuo dentro das paredes do colégio, existiaatividades que contribuíam para o crescimento intelectual, moral e até conseguia nortear o aluno... Era uma época em que estudo era o "estudo", havia um equilíbrio quase natural na forma de gerarconhecimento.
Atualmente o modelo de despejo de informações sem conteúdo prático obriga os futuros profissionais a serem "superficialmente" especializados em tudo (multifuncionais aumenta as chances de...
tracking img