A anorexia nervosa e seus precursores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os padrões estéticos da modernidade afetam, direta ou indiretamente, as relações sociais. De certo modo, o mundo da moda influencia e é influenciado pelos padrões de beleza, num ciclo que se auto-alimenta, produzindo-se e sendo copiado pelas pessoas.
Sabe-se que uma alimentação adequada é inerente ao desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes. Porém, infelizmente, hoje émuito comum jovem, principalmente do sexo feminino, apresentarem vários e sérios transtornos de comportamento alimentar, dos quais, um que se destaca é a anorexia nervosa. Embora possa se manifestar em diferentes idades, independente de sexo, sua maior incidência é em mulheres jovens, na maior parte entre 12 e 16 anos.
Quem sofre de um transtorno de comportamento alimentar, além de passar por umenorme mal estar psicológico, ter danos físicos às vezes irreparáveis e impossibilidade de uma vida social saudável, pode morrer.
A valorização de um corpo magro é explícita; em revistas de moda, por exemplo, o que se encontram são modelos extremamente magras. Essa imagem é tida como atrativa, passando a ser o padrão feminino da beleza, na atualidade. Assim, todas as mulheres querem seratraentes, bonitas e, portanto, todas querem ser magras.
Considerando a importância e a freqüência com que ocorrem casos de distúrbios alimentares, o presente trabalho tem como objetivo estudar a relação entre os padrões estéticos atuais e o desenvolvimento de um quadro de Anorexia Nervosa.









2. FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA

A anorexia nervosa é umtranstorno de comportamento alimentar que afeta, principalmente, jovens do sexo feminino; sendo responsável por um grande mal estar psicológico, danos físicos às vezes irreparáveis, impossibilidade de uma vida social saudável e, em casos extremos, pode levar ao óbito.
Segundo o artigo “A auto-imagem corporal na anorexia nervosa: uma abordagem sociológica”, disponível no site Scielo, a anorexia,apesar da palavra remeter à idéia de falta de apetite, se caracteriza pela restrição alimentar auto-imposta.
O médico William Gull foi quem atribuiu ao transtorno o termo anorexia nervosa, relacionando sua maior incidência entre as mulheres jovens e identificando, mais precisamente, alguns sinais físicos da doença (Herscovici & Bay, 1987; Robell, 1997; Turner, 1984). Na verdade, o termoanorexia nervosa seria inadequado, pois do grego an significa ausência e orexis apetite; todavia, não se trata absolutamente de uma ausência de apetite, mas da recusa consciente e obstinada do indivíduo em alimentar-se com o intuito de perder peso.
Ainda, no presente artigo, podemos notar que existem dois tipos de anorexia, a restritiva e a bulímica. A primeira consiste na redução e controle dopeso por restrição alimentar e/ou pelo intenso exercício de atividades físicas e, a segunda, corresponde a indução do vômito após ingestão de alimentos, utilização de laxantes, diuréticos e moderadores de apetite.
O DSM-IV (APA, 1994) descreve dois subtipos de anorexias nervosas para distinguir a presença ou ausência de compulsões periódicas ou purgações regulares durante o episódio atual deanorexia. O tipo restritivo é quando o emagrecimento ocorre em virtude de dietas, jejuns ou exercícios em excesso. O tipo compulsão periódica purgativa ou bulímica ocorre quando o indivíduo dedica-se regularmente a purgações que incluem vômitos auto-induzidos, abuso de laxantes ou diuréticos durante o episódio atual de anorexia nervosa.
Em ambos os casos, o anoréxico, que em certo momento já éafetado pelos males conseqüentes de seu estado, continua com o desejo de emagrecimento – muitas vezes tendo consciência dos riscos, mas desconsiderando-os. No trecho a seguir, extraído do artigo “Abordagem de adolescentes com anorexia nervosa: relato de caso”, disponível no site da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral Enteral (SBNPE), pode-se observar alguns sinais e sintomas relacionados...
tracking img