Transtornos alimentares em escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Os transtornos alimentares possuem uma etiologia multifatorial, composta de predisposições genéticas, socioculturais e vulnerabilidades biológicas e psicológicas. Entre os fatores predisponentes, destacam-se a história de transtorno alimentar e (ou) transtorno do humor na família, os padrões de interação presentes no ambiente familiar, o contexto sociocultural, caracterizado pelaextrema valorização do corpo magro, disfunções no metabolismo das monoaminas centrais e traços de personalidade. A dieta é o comportamento precursor que geralmente antecede a instalação de um transtorno alimentar. Contudo, a presença isolada da dieta não é suficiente para desencadear o transtorno alimentar, tornando-se necessária uma interação entre os fatores de risco e outros eventos precipitantes.Por último, o curso transitório ou crônico de um transtorno alimentar está relacionado à persistência de distorções cognitivas, à ocorrência de eventos vitais significativos e a alterações secundárias ao estado de desnutrição

Os transtornos alimentares envolvem causas multifatoriais, incluindo as predisposicoes geneticas, os fatores psicologicos, biologicos e principalmente socioculturais,observado pela exarcebada valorizacao do corpo magro. Essas doencas podem ser diretamente ligadas a doencas da modernidade, ja que nas ultimas decadas a midia possui um papel de muita relevancia, principalmente em criancas e adolescentes.


Introducao

A anorexia nervosa, foi descrita pela primeira vez em 1667 (SILVERMAN, 1993), uma doença que leva à inanição, com excessivaperda de peso (auto-imposta) e com grande desgaste físico e psicológico. Em função de uma distorção da imagem corporal, os indivíduos com anorexia nervosa não se percebem magros, mas sempre gordos, continuando a restringir suas refeições de uma maneira ritualizada (MAHAN E STUMP, 1993)
Etimologicamente, o termo anorexia deriva do grego "an-", deficiência ou ausência de, e "orexis", apetite.Também significando aversão à comida, enjôo do estômago ou inapetência (CORDAS E CLAUDINO, 2002). Atualmente o termo "anorexia" não é utilizado em seu sentido etimológico para a "anorexia nervosa", visto que tais pacientes não apresentam real perda de apetite até estágios mais avançados da doença, mas sim uma recusa alimentar deliberada, com intuito de emagrecer ou por medo de engordar (BRUCH,1973).
A Bulimia Nervosa é caracterizada, em sua forma típica, pela ingestão compulsiva e rápida de grande quantidade de alimento, com pouco ou nenhum prazer, alternada com comportamento dirigido para evitar o ganho de peso (como vomitar, abusar de laxantes e diuréticos ou períodos de restrição alimentar severa) e medo mórbido de engordar. O vômito auto-induzido é extremamente comum, sendoencontrado em até 95% dos pacientes, provavelmente pelo seu efeito de redução imediata da ansiedade (CASPER). Apos a instalacao do quadro, o ciclo compulsao/purgacao fica cada vez mais presente nas atividades diarias, chegando a interferir no funcionamento socio-ocupacional dos pacientes. E frequente o individuo acreditar que pode eliminar 100% do que foi ingerido por meio de comportamentoscompensatorios, que podem desenvolver-se a partir de conversas com amigos, muito frequente no caso de adolescentes (FAIRBURN, 2000).
Considera-se a cultura como um componente importante na imagem corporal (BASAGUREN, 1997). Ao longo dos séculos, os padrões de beleza feminina mudaram (MORGAN, 1998). Na década de 60 já se sugeria que o culto à magreza seria um fator precipitante da anorexia nervosa. Nosanos 80, ocorreu um crescimento considerável do mercado relacionado à manutenção do corpo. Fazem parte desse arsenal industrial da sociedade de consumo, aparelhos de musculação, suplementos nutricionais, revistas sobre boa forma e saúde, regimes alimentares e cirurgia plastic (SOUTO, 2006).
A midia em conjunto com os meios de comunicacao e o convivio social posssuem um papel marcante em...
tracking img