Zona Franca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Zona Franca
Zona Franca é uma área delimitada onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras beneficiadas com incentivos fiscais e com tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. Essas regiõesficam isoladas e geralmente são situadas em um porto ou em seus arredores.
O objetivo de uma zona franca é estimular o comércio e acelerar o desenvolvimento industrial de uma determinada região. OBrasil, Coréia do Sul, Chile, China, Emirados Árabes, Espanha, Portugal e França são alguns dos países que possuem um Zona Franca.
Zona Fraca Verde
O Governo possui um programa chamado Zona FrancaVerde, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do estado do Amazonas, a partir de sistemas de produção florestal, pesqueira e agropecuária ecologicamente saudável, justa eeconomicamente viável, tudo aliado à proteção ambiental e ao manejo sustentável de unidades de conservação e terras indígenas.
O principal objetivo da Zona Franca Verde é melhorar a qualidade de vida dapopulação, gerar emprego e renda e promover a conservação da natureza.


Zona franca de Manaus
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma região criada ainda no período da ditadura militar (no Governo CasteloBranco) onde as empresas gozam de incentivos fiscais especiais componentes de um plano geoeconômico para impulsionar o desenvolvimento da região norte do Brasil que, até a criação da ZFM, tinha todasua produtividade concentrada apenas na capital do Pará (Belém).
O idealizador da Zona Franca de Manaus, criada em 06 de junho de 1957, pela Lei N.º 3.173, foi o Deputado Federal Francisco Pereira daSilva. Até meados da década de 1960, Manaus capital do estado de Amazonas, era pouco industrializado.
Para estimular sua industrialização, o governo federal criou a Suframa (Superintendência da ZonaFranca de Manaus).



Porém, de início a ZFM foi considerada apenas um “Porto Livre”. Os incentivos fiscais vieram dez anos depois, em 1967, por meio do Decreto-Lei N.º 288 de 28 de...
tracking img