Zapata e o anarquismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
UNI – BH

CARLOS HENRIQUE COSTA PINTO
















ZAPATA E O ANARQUISMO
Investigação sobre a possível influência do
Ideário anarquista sobre as ideias do “Caudilho do Sul”
















Belo Horizonte
2010
1 ZAPATA FOI INFLUENCIADO PELOS ANARQUISTAS?


A pergunta título deste capítulo pode ser vista como umasíntese do objetivo deste trabalho, pois é esta a dúvida que inflamou nosso espírito e nos mobilizou em nossa busca. É em torno desta pergunta que gravitou nossos esforços e nossa tentativa de respondê-la.

É este o objetivo principal deste trabalho, e secundariamente, mas não menos importante e, também, necessário, procuramos captar aquilo que poderia ser definido como essência do(s) ideário(s)anarquista(s), seus códigos de referência, pois foi através desta lente que nos debruçamos sobre as palavras de Emiliano Zapata.

Dito de outra forma, se Zapata sofreu alguma influência do ideário anarquista – qualquer que seja –, suas idéias, planos, expectativas, suas palavras ou as palavras contidas nos documentos que lhes são atribuídos ou nos quais aparece como signatário – deveriamrefletir aquela influência, e é esta que buscamos.

No desenvolvimento deste capítulo, primeiramente procuramos esclarecer, de forma mais detalhada, as razões que nos levaram a desenvolver este trabalho e em que medida acreditamos que tal investigação possui relevância. Em seguida, tratamos das questões relativas à metodologia que aplicamos para elaborar nossa análise, incluindo aí as fontes primáriasque foram utilizadas e o recorte espaço/temporal onde estão localizadas estas últimas.

Por fim, elaboramos uma revisão bibliográfica ou diálogo historiográfico que nos auxiliou na tarefa de compreender melhor o objeto de nosso estudo.


1.1 Por quê? Pra Que?


Em seu livro “O projeto de pesquisa em História”[1], José D’Assunção Barros fala do processo de escolha do tema de uma pesquisa.Estas escolhas, por um lado, dizem respeito diretamente ao pesquisador e, segundo Barros, dentre aquelas temos a “[...] simples curiosidade intelectual [...]” (2007, p.34), e esta foi a primeira motivação para a escolha e o posterior desenvolvimento deste trabalho.

Esta curiosidade nasceu a partir de uma afirmação feita por um colaborador do Wikipédia[2] que se refere à influência – mesmo queparcial – do ideário anarquista sobre Emiliano Zapata, o revolucionário mexicano do início do século XX, afirmação apoiada, segundo bibliografia indicada por aquele colaborador, no livro de Enrique Krauze, “Biografia del Poder”[3].

Esta perspectiva ou olhar sobre Zapata era, naquele momento, para nós uma novidade, e que, como tal, acreditávamos merecia uma pesquisa mais aprofundada para entendera origem de tal afirmação e, principalmente, corroborá-la ou não.
Retornando às lições de Barros, o mesmo afirma que a escolha do tema da pesquisa passa também por um processo de conciliação entre os interesses do pesquisador e os “[...] interesses sociais mais amplos.” (BARROS, 2007, p. 26). Mais a frente diz o autor: “Com tudo isso, pretendemos dar a perceber que os temas e problemasselecionados para pesquisas históricas não constituem inteiramente uma escolha dos historiadores.” (Id. p. 32).

No nosso caso, tratando-se de uma pesquisa que envolve, entre outras coisas, uma reflexão e busca de uma maior compreensão do(s) ideários(s) anarquista(s), essa imposição, limitadora das escolhas, poderia ser objeto de uma discussão mais aprofundada[4], contudo, este não é o objetivo desteestudo e, além disso, percebemos que no presente caso, tratando-se de uma monografia ou trabalho de conclusão de curso, as limitações são de ordem mais formal – necessitando estar coerente com as normas que disciplinam a elaboração deste tipo de trabalho, do que dependentes de linhas de pesquisas ou de interesses institucionais.

Contudo, mesmo sendo um trabalho que se originou de uma escolha...
tracking img