Xenofobismo e antissemitismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O antissemitismo é uma forma de hostilizar judeus e árabes, sem nenhum motivo a não ser o ódio, principalmente contra os judeus, cujo termo semita foi criado especialmente para se referir a eles.Apesar do uso do prefixo anti, os termos semita e antissemita não são diretamente opostos. O antissemitismo refere-se especificamente ao preconceito contra judeus em geral, apesar do fato de existiremoutros falantes de idiomas semitas (isto é, árabes, etíopes ou assírios) e de nem todos os judeus empregarem linguagem semita.
O termo antissemita foi utilizado em algumas ocasiões para expressar oódio a outros povos falantes de idiomas semitas, mas tal utilização não é amplamente aceita.
Estudiosos defendem o uso sem hífen do termo antissemitismo para evitar provável confusão a respeito de otermo referir-se especificamente a judeus, ou a falantes de idiomas semitas como um todo. Emil Fackenhiem, por exemplo, apoiou a utilização sem hífen para "repelir a noção de que há todo um 'Semitismo'ao qual o 'antissemitismo se opõe".
A relação entre imigração e a xenofobia na Europa
A Europa já foi um continente mais aberto às imigrações, principalmente em momentos dos pós-guerras, que serviramcomo uma maneira de haver uma “reposição” de pessoas e também servir como mão-de-obra barata para sua reconstrução.
Hoje, esta abertura não está mais liberada assim como era, o que ocorre em certospaíses é justamente a aversão aos estrangeiros (xenofobia). Tais países como os Países Baixos, França, Alemanha e Reino Unido já estão criando leis para dificultarem a entrada de imigrantes que nãoprovenham de países da União Europeia.
Esse preconceito ocorre tanto por parte da política, evidenciando a extrema direita e mais recentemente, a esquerda também vem cedendo, quanto por muitos civisconcordarem com tal situação.
O controle está sendo elaborado focando uma maior rigidez no momento que o imigrante chega ao seu destino com relação ao fato dessas pessoas terem ou não qualificação...
tracking img