Xamanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Departamento de Psicologia

Teologia e Ciências da Vida

Pequeno Estudo Sobre o Xamanismo



Aline Dias Martins

Evelyn Fernandes Nunes

Gleyson Santos de Oliveira

Karla Georgia Espínola

Laura Gomes

Paula Daiana Viana



Prof. Deusilene Leão

Dezembro de 2012



Goiânia – Goiás






Sumário

Resumo 3Xamanismo 4

Principais Crenças 7

Entrevista 10

Considerações Finais 15

Referências 17


































Resumo



O xamanismo é considerado a primeira forma de religiosidade, podendo ser compreendido como um conjunto de práticas muito antigas que tem como objetivos principais a cura do indivíduo, oautoconhecimento e a proteção da comunidade. O xamã é um educador espiritual, escolhido por vocação espontânea, transmissão hereditária da profissão xamânica ou por decisão pessoal. É reconhecido pela expansão da sua consciência durante as práticas xamânicas. O presente trabalho trata-se de um pequeno estudo de campo sobre o xamanismo e sua prática envolvendo um grupo de acadêmicos de Psicologia e a xamãPatrícia, que culminou em um grande encontro de aprendizagens.






























Xamanismo



O xamanismo é considerado a primeira forma de religiosidade, podendo ser compreendido como um conjunto de práticas muito antigas que tem três objetivos principais: a cura do indivíduo, o autoconhecimento e a proteção da comunidade( Dallagnolo,2005)

Oxamanismo não está ligado a nenhum templo ou igreja mundial que o represente. O conhecimento é passado de iniciado a iniciado, pois sua tradição é de transmissão oral e analógica. O templo é onde o xamã está. (Freitas, 2007).

As raízes do xamanismo são arcaicas, e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana. As origens doxamanismo datam de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra. Antropólogos têm estudado xamanismo nas Américas; do Norte, Central, Sul. Na África, entre os povos aborígines da Austrália, entre os Esquimós, na Indonésia, Malásia, Senegal, Patagonia, Sibéria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibet onde o xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, em todos os lugares ao redor do mundo.(Nicolaz, 2012)

A palavra xamã é derivada de saman, na língua do povo Tungu da Sibéria.. A palavra saman significa alguém que está excitado, comovido, “elevado”, e é a denominação do indivíduo que realiza curas neste povo. Este é um ponto muito importante para o entendimento do que é o Xamanismo, pois a capacidade de entrar em estados alterados de consciência é característica preponderantedo xamã. ( Dallagnolo,2005).

Segundo Dallagnolo, 2005, o xamã trabalha com praticamente todos os elementos da natureza. Pode também fazer uso de (tanto em si como recomendar) rituais e práticas diversas como abstinências, jejuns e isolamentos. Pode induzir ou colocar-se em estado alterado de consciência a fim de entrar em contato com uma realidade não ordinária de onde obtém os recursosnecessários para atingir determinado objetivo. Sobre este ponto é interessante frisar a respeito do uso de plantas específicas com o objetivo de atingir estes estados específicos. Estas plantas também são conhecidas como plantas de poder. Uma destas bebidas é conhecida como AYAHUASCA, que significa cipó da alma.

Os xamãs carregam o conhecimento espiritual e da vida, passados oralmente, lembrandoa sabedoria dos antepassados. Eles conduzem os ritos de passagem, encorajam a comunidade para enfrentar os desafios, aglutinam a consciência comunitária, criando uma identidade grupal. O xamã é um especialista do Sagrado. ( Nicolaz, 2012).:

Segundo Mircea Eliade, citado por Dellagnolo,2005, afirma que uma pessoa torna-se xamã por: 1) vocação espontânea (chamamento ou eleição); 2)...
tracking img