Estudo dirigido nucleotideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE NUCLEOTÍDEOS

1º O que são bases nitrogenadas? Quais os tipos?
R: Base nitrogenada ou base azotada é um composto cíclico contendo nitrogênio. São divididas em 02 (dois) grupos: Purinas e Pirimidinas; As Purinas são de 02 tipos a Adenina e Guanina e possuem duplo anel de carbono e as Pirimidinas são de 03 a Citosina, a Timina e a Uracila e possuem anel simples.

2ºDiferencie nucleosídeos de nucleotídeos.
R: Um nucleosídeo equivale a um nucleotídeo sem o grupamento fosfato, somente com a base nitrogenada e a pentose.
Os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, uma pentose um grupo fostato.

3º Cite os principais nucleotídeos que existem no corpo humano.
R:



4º Quais são os processos de síntese de nucleotídeos? Explique o mecanismo decada um deles.




5º O que são ácidos nucléicos? Quais os tipos existentes? Diferencie-os.
R: São tipos de compostos químicos, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São, portanto, macromoléculas formadas por nucleotídeos. São encontrados em todas as células vivas, que constituem os genes, responsáveis pelo armazenamento, transmissãoe tradução das informações genéticas.
Existem dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, chamado de RNA.
Diferenças existentes entre os ácidos nucléicos: Além do peso molecular, relativa à quantidade de nucleotídeos (tamanho da molécula), existem outras diferenças estruturais, como por exemplo: A diferença das basesnitrogenadas: púricas e pirimídicas. No DNA: Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (timina e citosina)
No RNA: Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (uracila e citosina).A disposição dos nucleotídeos, implicando na diferença mantida entre os genes no filamento de DNA e dos códons e anticóndons no filamento de RNA; A conformação linear ou circular dos filamentos; E a duplicidade complementar(fita dupla) observada no DNA, diferenciada da unicidade (fita única / simples) do RNA.Essas diferenças fazem com que o DNA seja mais estável que o RNA.

6º Quais são os tipos de estruturas do DNA? Como elas se organizam?
A molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico) é formada por duas longas cadeias de nucleotídeos. Quimicamente, o nucleotídeo de DNA é constituído de um grupo fosfato, uma pentose(a desoxirribose) e uma base nitrogenada. Ao longo da molécula observamos a existência de quatro tipos de nucleotídeos, de acordo com a base nitrogenada que apresentam: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G).
As duas cadeias de nucleotídeos apresentam-se torcidas, formando uma dupla hélice e se ligam por pontes de hidrogênio, que ocorrem entre as bases nitrogenadas de cada cadeia,formando uma "escada". Lateralmente, os nucleotídeos se unem uns aos outros pelos grupos fosfato e pelas pentoses.
As cadeias que constituem a molécula são complementares, e se organizam em pares, isto é, o emparelhamento se dá segundo determinado padrão, ou seja, a adenina sempre pareia com a timina e a citosina com a guanina. Entre adenina e timina, formam-se sempre duas pontes de hidrogênio eentre citosina e guanina três pontes de hidrogênio.

7º Quais os tipos de RNAs existentes e quais são suas funções?
R: Existem 3 tipos de RNA: RNA ribossômico (RNAr) é o RNA presente em maior quantidade na célula (cerca de 80%). É inicialmente armazenado nos nucléolos (corpo esférico coloração escura presente no núcleo da célula) e passa para o citoplasma, associando-se a proteínas para formar osribossomos que, por sua vez, são responsáveis pela síntese proteica (formação de proteínas). RNA mensageiro (RNAm) é uma molécula de vida curta, de tamanho variável, que representa 5% do RNA existente na célula. Tem como função principal levar para o citoplasma as informações para a síntese de proteínas. RNA transportador (RNAt) é formado por uma só cadeia de nucleotídeos, que se dobra sobre si...
tracking img