Xadrez nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
XADREZ NAS ESCOLAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

LARA, Silvio Carlos Rezende de
Discente do curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

SANTOS, Mariól Siqueira
Docente do curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar como o jogo de xadrez pode ser útil na formaçãoe aprendizagem de alunos. Através de uma revisão bibliográfica, foram destacados pontos relevantes que comprovam sua eficácia no desenvolvimento cognitivo do aluno e que sua inserção no ambiente escolar agrega muito valor pedagógico no processo ensino-aprendizagem atuando como método de estudo transversal no sentido de aproximar a Educação Física das demais disciplinas já que a modalidadedesenvolve habilidades como: concentração, memorização, abstração, análise e síntese, fundamentais à construção do conhecimento. Desta forma é fundamental que haja uma recomendação e incentivo no que diz respeito ao ensino do jogo de xadrez nas escolas.
Palavras-Chaves: Xadrez nas escolas, Desenvolvimento cognitivo

ABSTRACT
This paper aims to show how the game of chess can be useful intraining and student learning. Through a literature review was highlighted important points that prove its effectiveness in the cognitive development of students and their integration into the school environment adds a lot of educational value in the teaching-learning method of acting as a cross-sectional study in order to approximate the physical education of other disciplines as the sport developsskills as concentration, memory, abstraction, analysis and synthesis, fundamental to the construction of knowledge. Thus it is essential that there be a recommendation and encouragement with regard to teaching chess in schools.
Key Words: Chess in schools, Cognitive Development

1. INTRODUÇÃO

O jogo de Xadrez tem fundamental importância no processo ensino-aprendizagem do aluno.Estudos comprovam essa afirmativa, por este motivo é necessário que se integre a sua prática no ambiente escolar.
No campo da Educação Física, uma ciência biológica e da saúde, onde estão também incluídos o lazer, a recreação, a ergonomia e a reabilitação, escolheu-se um tema esportivo mais para o lado intelectual, como o jogo de xadrez, aqui considerado uma ferramenta de grande utilidade para aeducação global: física, mental, emocional, espiritual e social. Por esta razão este estudo desenvolve uma revisão bibliográfica no sentido de dar valor científico ao objeto de estudo do jogo de xadrez para ser utilizado de forma pedagógica, em geral, e da Educação Física, em particular.

2. XADREZ NAS ESCOLAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Pode parecer um tanto quanto estranho relacionar adisciplina de Educação Física com o jogo de xadrez, uma vez que esta modalidade esportiva se aplica mais precisamente à mente e por esta razão é considerada um esporte mental ou esporte científico. Na verdade o xadrez é considerado pelos estudiosos uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para fortalecer a mente de uma criança e, simultaneamente, também o corpo, já que corpo e mente sãoinseparáveis.
De um modo geral, a prática do jogo de xadrez desenvolve no indivíduo a aquisição de conhecimentos, habilidades e destrezas básicas necessárias para a incorporação na vida ativa. (princípio da transferência).
Conforme NUNO COBRA, um dos maiores especialistas em educação física do país, “o xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoaadquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência. Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis e às regras”...
tracking img