Winnicott.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho será estruturado com base na obra “O livro de ouro da Psicanálise”, visa aprofundar o conhecimento teórico a respeito de Donald Woods Winnicott, é constituído com a sua biografia e suas teorias.
BIOGRAFIA
Donald Woods Winnicott, conhecido por Winnicott, nasceu em 7 de abril de 1896 na Inglaterra.
Em 1912, aos 16 anos, Winnicott quebrou a clavícula e desejou ser médico por nãopoder imaginar que toda sua vida dependeria dos médicos.
Era o irmão caçula de duas meninas, eadepto a uma família metodista. Devido à interrupção decorrente da Primeira Guerra Mundial, pôde terminar seus estudos de medicina apenas em 1920, aos 24 anos.
Winnicott também serviu à Primeira Guerra como cirurgião em um navio da marinha britânica. Mais tarde, especializou-se em pediatria. Em 1923,casou-se com Alice Taylor, uma artista plástica.Ele começou sua carreira como pediatra no Hospital Infantil PaddingtonGree em Londres, trabalho o qual incluía a duração de 40 anos. Foi analisado pelo tradutor inglês de Freud, JamesStrachey e deu início a sua formação psicanalítica.
Ao iniciar sua formação cultural e psicanalítica no período eduardiano (seguido do vitoriano, marcado pela repressãomoral e sexual das ideias e costumes) teve apoio do grupo de Bloomsbury, um grupo intelectual inglês em que havia uma visão liberal e aberta do pensamento e atitudes e condutas sociais no respeito às idiossincrasias pessoais.
Winnicott é adepto dos valores básicos da cultura inglesa a respeito da organização da subjetividade, como, o cultivo da diferenciação individual e do lado positivo daidiossincrasia, o cultivo da independência do pensamento e de julgamento, o respeito pela opinião, pela liberdade e pela autonomia do outro, a valorização da experiência e da observação, enfim, o cultivo da diferenciação.
Teve uma “filiação” nas teorias freudianas, ele mesmo diz “ninguém pode ser tão original senão baseado na tradição”. Além disso, teve influência de Ferenczi, Balint, Klein, Bion, entreoutros. Diferente de muitos, como Klein ou Lacan, Winnicott não queria ser reconhecido, ser um grande teórico, ele não pretendia fazer filosofia, para ele a experiência e a clínica é que eram soberanas.
Paralelamente, Melanie Klein, em 1926, se muda para Londres e é vista como referência para análise infantil. Em 1927, Winnicott, inicia sua formação analítica pela Sociedade Britânica dePsicanálise.
Em 1931, publica seu primeiro livro “Clinical notes ondisorderofchildhood.Em 1933, é analisado por uma das discípulas de Klein, Joan Riviere. Winnicott; conclui, em 1934, sua formação como analista de adultos e em 1935 se habilita como analista infantil.
Nessa época, Freud e Anna, como fuga da perseguição nazista, se mudam para Londres em 1938. Em 1939, Freud morre. É neste ano também queinicia a Segunda Guerra Mundial e Winnicott trabalha para o governo como consultor psiquiátrico; realiza atendimento de crianças separadas da família durante a evacuação de cidades sob ameaça de bombardeio.Através desta experiência, o médico faz menção à importância da mãe na constituição do sujeito.
Equivalente a isso, em 1941, a Sociedade Britânica de Psicanálise analisa o impacto e discute asdivergências teóricas a respeito da análise infantil de Melanie Klein e Anna Freud. Em 1945, os debates encerraram e ficaram conhecidos como “controvérsias Freud – Klein”, três grupos foram formados: Freudianos, Kleinianos e “MiddleGroup”, este por Winnicott,que se manteve distante durante as polêmicas, em posição independente e teve uma relação satisfatória com ambas. É neste ano também que oensaio de Winnicott “Desenvolvimento emocional primitivo” foi publicado.
Em 1949, separou de sua mulher, e escreveu “A mente e sua relação com o psique-soma”. Em 1951, casou-se com a assistente social psiquiátrica,ElsieClare, que colaborou com ele nos anos de guerra e posteriormente veio a se tornar psicanalista. E ainda neste ano, publicou “Objetos transicionais e fenômenos transicionais”....
tracking img