Leitura na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA VIRGÍLIA GARCIA BESSA – SÍTIO CASTAINHO GARANHUNS - PE

LEITURA E ESCRITA: CAMINHOS PARA A CULTURA

Cleudo Oliveira da Silva

GARANHUNS-PE
2013
Sumário

1 IDENTIFICAÇÃO 3
2. PROBLEMÁTICA 4
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5. OBJETIVOS 8
5.1 OBJETIVO GERAL 9
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
6. CONTEÚDOS 9
7. OPERACIONALIZAÇÃO 10
7.1 INTRODUÇÃO 11
7.2 DESENVOLVIMENTO 11
8.CRONOGRAMA 13
9. RECURSOS 15
10. AVALIAÇÃO 16
11. REFERÊNCIAS 17

1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 TEMA: O mundo mágico da leitura e da produção de textos.

1.2 TÍTULO: “Leitura e escrita: caminhos para a cultura”

1.3 PÚBLICO ALVO:   Alunos do, 6º, 7º ,8º e 9º anos do Ensino Fundamental II da Escola Virgília Garcia Bessa, turno matutino.

1.4 DISCIPLINAS CONTEMPLADAS: Língua Portuguesa, Matemática, ciência,Artes, História, Geografia.

1.5 CARGA HORÁRIA: Segunda, Terceira e Quarta Unidade do Ano letivo de 2013 (29/04/2013 a 17/07/2013).

2. PROBLEMÁTICA

A partir da observação, do contato direto com os alunos e da aplicação de atividades de leitura e escrita, foi identificado que os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Virgília Garcia Bessa apresentam dificuldades em relação a essashabilidades.
Tendo em vista tais dificuldades, porque não desenvolver atividades significativas que possibilitem o desenvolvimento, a ampliação e a construção dessas competências? Porque não propor leituras de cunho cultural e social, trazendo-as para a realidade dos alunos?

3. JUSTIFICATIVA

O ser humano se expressa através da palavra, desta forma ler e escrever surge como habilidades de grandeimportância em diversos aspectos, dentre os quais se incluem a comunicação, e a compreensão do ambiente em que vive.
Atualmente, a leitura e a escrita são um dos principais problemas da educação estando, portanto, entre os maiores desafios da escola. Professores de todas as áreas visualizam as dificuldades que os educandos encontram em realizar essa prática e constantemente buscam estratégiaspara alcançar melhorias.
Em favor de uma educação de qualidade, que leve realmente o aluno a construir conhecimentos críticos sobre a realidade apresentada, e não só absorver informações dadas como verdades absolutas e não passíveis de contestação, é necessário que se desenvolva uma compreensão sobre o próprio ato de ler, envolvendo os vários tipos de leitura que se pode fazer e os objetivos de cadaum deles.
As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona.   O mundo do texto está nos livros, nos cartazes, nas revistas, nos jornais e nas leituras em voz alta feita pelos alunos, portanto, é preciso que as crianças busquem significado nos textos e que a escrita adquira aprópria significação. Ao ler, o leitor usa a informação gráfica do texto, mas também utilizam uma informação não visual, construída por seus conhecimentos prévios sobre a linguagem, sobre o tema que lê e sobre o tipo de texto, características estas que devem ser trabalhadas pelo professor.
A educação tem papel de criar oportunidades e permitir que haja o desenvolvimento cognitivo  do aluno, visandoprepará-lo para enfrentar o mundo globalizado no qual vivemos. Incentivar a leitura e a escrita permite levar o aluno a caminhos e lugares que nós jamais conseguiríamos, além de poder proporcionar ao leitor um adquirir de conhecimento sem medida, é possível desenvolver competências linguísticas, vocabulário, criatividade, e a capacidade de interpretação, enquanto lemos imaginamos personagens,criamos os cenários em que desenvolve a ação, e acaba entrando na historia deixando se envolver na própria atmosfera que criamos.
Desde que o homem começou a organizar o pensamento por meio de registros, a escrita foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão de ideias e informações. A prática de escrita pode ser realizada quando estamos tristes, alegres, quando...
tracking img