leitura na escola

Páginas: 7 (1508 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
ESTADO DE MATO GROSSSO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ESPERIDIÃO-MT.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SMEC.
ESCOLA MUNICIPAL “DONA LILA HILL DE SOUZA.”



“Minha Escola Lê: Ler é aprender”

Tema: Leitura e Interpretação



Coordenadora do projeto: Profª. Esp. Silvana Dalmoro



Vila Picada, Porto Esperidião-MT
Março de 2013
ESTADO DE MATO GROSSSO.PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ESPERIDIÃO-MT.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SMEC.
ESCOLA MUNICIPAL “DONA LILA HILL DE SOUZA.”



“Minha Escola Lê: Ler é aprender”

Projeto de leitura desenvolvido na Escola Municipal Dona Lila Hill de Souza, com os discentes do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, e orientados pela docente Silvana Dalmoro.Vila Picada, Porto Esperidião-MT
Março de 2013
Introdução
Atualmente percebemos que nossos alunos estão se distanciando mais do hábito de ler. Internet, videogames, televisão, pouca leitura no âmbito familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário,reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Uma concepção de leitura que se distancia das tradicionais já fora proposta por Paulo Freire (1982), o qual defende que a leitura inicia na compreensão do texto:
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leituradesta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
Seguindo este raciocínio, Magda Soares (1998) diz que é preciso ter clareza em definir que a alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento comoinício da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizadanas nossas escolas.
É necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chavepara alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização, podendo assim vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
O projeto Leitura o abrange a diversidade cultural de seus leitores, no sentido de qualificá-los para acessar, com competência e autonomia, as diferentes linguagens emvariados suportes textuais.

Justificativa
É lendo que adquirimos novos conhecimentos, desafiamos nossa imaginação e descobrimos o prazer de sonhar. O desenvolvimento das habilidades de leitura depende do contato com diversificadas formas de linguagem, por meios de textos de diferentes estilos, dentre eles o gênero textual.
Sem a leitura, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéiaprincipal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura na escola
  • Leitura na escola
  • Leitura na escola
  • Uma leitura da escola por fora
  • leitura na escola
  • UMA LEITURA DA ESCOLA “POR FORA”
  • Leitura na escola
  • Leitura na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!