Windows x linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem por objetivo comparar os Sistemas operacionais Linux e Windows, no que se refere às diferenças e semelhanças de tais sistemas.
A utilização do computador é peça chave para a integração do homem com a sociedade, de modo que o conhecimento desses sistemas torna-se importante na execução de tarefas, seja no ambiente de trabalho ou em casa. Por essarazão, este trabalho traz uma colaboração no sentido de elaborar uma comparação entre tais sistemas para poder esclarecer dúvidas de usuários desses sistemas.
Em tempos de informatização em praticamente todos os setores, o candidato que deseja se encaixar em uma vaga de emprego, além de formação acadêmica, deve ter no mínimo conhecimento básico em tais sistemas, pois são usados na maioria dasempresas dos mais variados segmentos.












CAPÍTULO 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O objetivo deste capítulo é apresentar o conceito de Sistema Operacional, assim como suas características e funcionalidades, ou seja, os objetos da pesquisas

1.1 Sistema Operacional

O sistema operacional é um conjunto de programas que faz a comunicação entre o usuário e o computador, sendoresponsável pelo gerenciamento dos periféricos (peças da máquina) e a execução de programas. Sistema operacional é também o tradutor/intérprete das nossas interações com a máquina, facilitando dessa forma as ações e assimilações de ambos os lados, segundo Manzano e Manzano (1998).

Já para Guedes (2007), sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir deinterface entre um computador e o usuário. É comum utilizar-se a abreviatura SO (em português) ou OS (em inglês,
Operating System). Existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional, segundo Guedes (2007):

Pela perspectiva do usuário na visão
top-down , de cima para baixo, é uma abstração do hardware fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo(programa) e os componentesfísicos do computador (hardware) ou Numa visão bottom-up, de baixo pra cima, é um gerenciador de recursos,controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser úteis




1.1.1 Sistema Operacional Windows
Microsoft Windows é uma popular família de Sistemas Operacionais criados pela Microsfoft , empresa fundada por Bill Gates e PaulAllen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópiasinstaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009. Para servidores o Windows Server 2008 R2 é a versão mais recente e estável. Foi lançado no dia 26 de outubro de 2012 o Windows 8, o sucessor doWindows 7.

1.1.2 Sistema Operacional Linux

Linux é um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL(versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuirlivremente de acordo com os termos da licença.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operacionais com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard(HP), Red Hat, Novell,Oracle, Google, Mandriva e Canonical
Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais...
tracking img