Morfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Morfologia










Tutora: Elizângela Jara










Manoel Gonçalves de Souza. Ra: 340248

Rute Gonçalves da Silva. Ra: 341781

Natália de Jesus F. Veríssimo Ra: 340296





Araçoiaba da Serra SP

2012



JORNAL DIDÁTICO



[pic]



Sumário



Introdução---------------------------------------------------------------2


O Estruturalismo--------------------------------------------------------3

As estruturas-------------------------------------------------------------4

O curso de Saussure-----------------------------------------------------6Léxico----------------------------------------------------------------------7


Semântica-----------------------------------------------------------------8

Exercícios de morfologia---------------------------------------------10


Conclusão-----------------------------------------------------------------12

Referência Bibliográfica-----------------------------------------------13Introdução




Essas informações são referentes, ao estudo da morfologia nas salas de aulas, que aponta a grande, importância realizada por Saussure, e suas descobertas referentes à morfologia, [morf.(o)] e [logia] do grego, morphe = "forma" e logia = "estudo".
A morfologia é o estudo da formação e estruturação da palavra.Que tem como objetivo contribuir com o processo educativo. E servirá como base aos alunos interessados no estudo da morfologia e sua abrangência funcional, no estudo da estrutura da língua.
Dentro dessa concepção o artigo fará referências: a importância da gramática no mundo da aprendizagem, a língua no âmbito de variabilidade e invariabilidade na gramática descritiva. E a morfologia comosuporte da língua na realidade escolar. Assim o trabalho decorrerá através de pesquisas e estudo feito sobre os lingüistas que se preocuparam com está área da gramática
.
[pic]





O estruturalismo



O estruturalismo abrange qualquer língua como um sistema, neste sistema cada elemento pode ser definido por relações de equivalência,ou oposições que mantém com os demais elementos. O estruturalismo pode ser considerado o ultimo movimento filosófico francês a ganhar notoriedade mundial após o existencialismo.

Sua estrutura é um sistema abstrato, no qual seus elementos são dependentes e que observando os fatos e relacionando suas diferenças, descrevemos sua ordenação e dinamismo. Ao contrario do existencialismo, oestruturalismo visa que não há fatos isolados, mas sim partes de um todo maior. Alguns fenômenos podem ser explicados por uma estrutura subjacente.

Os fatos possuem uma relação interna que não podem ser entendidos isoladamente, mas apenas em relação aos seus pares antogonicos. O método estruturalista foi aplicado pela primeira vez por um linguista suíço chamado Fernando de Saussure (1857-1913).As teorias de Saussure podem ser explicadas através de quatro dicotomias:
Língua: é o aspecto social da linguagem. Fala: o aspecto individual da linguagem
Linguística sincrônica
Linguística diacrônica.
Saussure propusera um estudo da língua enquanto sistema social.

























As estruturasA Semiologia:
nela o significante é a expressão, material do signo, como os sons das palavras, ou a imagem da palavra escrita no papel.

O Significado:

O conceito que o significante representa, ou seja, o conteúdo do signo, uma idéia, como a arvore que imaginamos ao ouvir ou lermos a palavra escrita.

Eixo sintagmático:

O conceito que o significante representa, ou seja o conteúdo do...
tracking img