Linux x windows

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instalação e Configuração de Sistemas Operacionais em Servidores

WINDOWS

x

LINUX

Sumario
Pagina 05
Introdução, O que são Servidores.
Pagina 06
Sistema operativo windows, Origem Historia, característicatécnicas, vantagens.
Pagina 07
Linux, sistema operativo Linux,características Linux.
Pagina 08,09
Distribuições.
Pagina 10
Vantagens.
Pagina 11
Desvantagens, comparando Linux comwindows.
Pagina 12
Servidoreswindows, servidor de arquivos.
Pagina 13
Os modelos de servidores de arquivos, gerenciamento e atributos, proteção de arquivos, servidor web.
Pagina14
Características,servidores de e-mail servidor DNS.
Pagina 15
Servidor Linux.
Pagina 16
Servidor NFS, servidor DNS,servidor Web.
Pagina 17,18
Servidor banco de dados,servidor internet,servidor de colaboração, servidor VPN,servidor monitoramento, uso do Linux.
Pagina19
Conclusão, bibliografia.

INTRODUÇÃO

Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possaser executada imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em memória não volátil.

O que são Servidores?
Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correioeletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a umsoftware ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.
A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu aideia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariamdestes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.

WINDOWS

Sistema operativo windows
Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma desuas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos eminformática. A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009. Para servidores o Windows Server 2008 R2 é a versão mais recente e estável. Já está em desenvolvimento o Windows 8, o sucessor do Windows 7.
Origem e historia
A Microsoft começou a desenvolver oMicrosoft Windows em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir daversão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis comDOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft. O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O...
tracking img