Wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Tecnologias em Redes Heterogêneas


















Tecnologia WIMAX




























São Paulo
Junho/2012


[pic]


Tecnologias em Redes Heterogêneas










Tecnologia WIMAX







Aluno:



Fábio Américo de Oliveira Francisco RA: 310200490Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Tecnologia em redes heterogêneas, do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, da Universidade Uninove ministrado pelo professor Sergio Yoshiyuki Nakamura






São Paulo
Junho/2012


























SUMÁRIOIntrodução 4
1. O que é WIMAX 4
2. Por que utilizar a tecnologia WIMAX 4
3. Processo de Implantação 5
4. WIMAX – Funcionamento 5
5. O Problema 5/6
Conclusão 6
























































Tecnologia WIMAX












1. IntroduçãoCada vez mais cresce a utilização de redes de computadores elas podem ser ligas com fio ou sem fio. Falaremos um pouco sobre o WIMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) que é como se fosse uma versão mais potente do Wi-Fi podemos assim dizer para melhor entendermos.






2. O que é WIMAX ?







O WIMAX (sigla que em Português significaInteroperabilidade Mundial para Acesso por Microondas) a nova tecnologia Wimax propõe velocidades mais altas é Ele nasceu da necessidade de se ter uma tecnologia sem fio de banda larga com longo alcance e alta taxa de transmissão. O WIMAX pode ser visto como uma grande rede WiFi e como velocidades maiores, desenvolvida para fornecer acesso à internet em regiões mais afastadas, onde a instalaçãode uma estrutura cabeada (DSL) é muito cara. Por muitos essa tecnologia é considerada como um hype (apenas uma campanha publicitária, agitação do momento), mas o WiMax possui realmente uma proposta bastante interessante, apesar de pouco implementada na prática devido ao seu baixo potencial de exploração comercial.








3. Por que utilizar a tecnologia WIMAX?


OWIMAX pode satisfazer uma variedade de necessidades de acesso. Há aplicações voltadas ao intuito de estender a capacidade de banda larga, chegando mais próximo do assinante e preenchendo o buraco dos cabos, serviços DSL5 e T1, Wi-Fi etc. WiMAX pode prover uma vasta área de cobertura e qualidade de serviço, com capacidade para aplicações em tempo real, com baixo delay (atraso) e streaming6 de vídeoem tempo real, assegurando àqueles assinantes que esperam obter a melhor performance todos os tipos de comunicações.






4. WIMAX – Funcionamento


O padrão WiMAX foi desenvolvido pelos principais fabricantes de equipamentos de telecomunicações do mundo (hardware e software), para ser a tecnologia da ampliação definitiva da conectividade e do acesso à rede mundial decomputadores - internet. O funcionamento do wimax é parecido com de uma rede celular ponto-multiponto com dois tipos de estações:
Estações base (BS – Base Stations);
Estações clientes (SS – Subscriber Stations).
“As estações base são posicionadas estrategicamente para que, assim, irradiem sinais até as SSs dentro de seus raios de abrangência O sinal é enviado através de uma torrecentral para várias outras torres. Após o recebimento do sinal vindo da torre central, as outras torres multiplicam o sinal para chegar aos receptores. Cada ponto de acesso pode se comunicar um com o outro, assim permitindo uma comunicação mais robusta e um alcance maior do sinal.”
Fonte : Revista da Informática Aplicada VOL. IV - Nº 01





5. O Problema


O...
tracking img