Wimax no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º SEMESTRE/2011
Índice

1. Introdução 4
1.1. Detalhes da Tecnologia 4
1.2. Características Técnicas 7
2. Vantagens e Desvantagens 8
3. Estudo de Caso 8
4. Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
























1. Introdução

A tecnologia conhecida como WIMAX também definida como de WMAN – Wireless MetropolitanArea Network (rede metropolitana sem fio).
A especificação sem fio de acesso a redes de banda larga metropolitana é o IEE 802.16 que utiliza uma arquitetura de ponto – multiponto. Esse padrão utiliza a faixa de frequência entre 10 e 66 GHz e entre 2 e 11 GHz(não licenciado e licenciado). O padrão 812.16 suporta alta taxa de trafego de dados, seja upload ou download, a uma distancia de cerca de 50km e com velocidade de até 100Mbps.

1.1. Detalhes da Tecnologia

O WIMAX suporta transmissão de voz e vídeo. Pretende também prover conectividade com dispositivos móveis. É similar ao funcionamento de uma rede de telefonia celular, utiliza dois tipos de estações – Estações Bases (BS) e Estações Clientes (SS).
Posicionadas estrategicamente as estações bases irradiam sinais até as estaçõesclientes, dentro de seu raio de abrangência. O sinal parte de uma torre central sendo replicadas por varias outras torres atingindo assim seu destino – os receptores. Os pontos de acesso comunicam-se um com outro, formando uma grande malha permitindo assim um longo alcance.
Conectadas às Redes publicas através de fibra óptica ou outro tipo de alta conectividade ponto a ponto, as estações basesreplicam o sinal até as estações clientes, através da topologia ponto-multiponto.
A cobertura de área WIMAX pode ser feita de duas formas:
* LOS (Line –of-Sight) – linha com visada;
* NLOS (Non-Line –of-Sight) – linha sem visada;
Enquanto muitas tecnologias oferecem somente cobertura LOS, a tecnologia WIMAX foi desenvolvida para atender também a cobertura NLOS – linha sem visada.
Possuicobertura de até 50 km sob condições LOS e cobertura de até 8Km sob condições NLOS.
Em uma condição LOS, o sinal percorre um trajeto em linha direta sem obstáculos. Uma ligação LOS requer que a zona de Fresnel seja livre – sem obstáculos e interferências diretas para melhor qualidade do sinal. Conforme ilustração:

Figura 1 – Representação da Zona de Fresnel
Considerando uma ligação NLOS, o sinalé localizado pelo receptor por reflexões, dispersão e difrações – múltiplos caminhos refletidos, com energia espalhada, esse sinal tem expansões de demora diferentes e estabilidade relativa no caminho.

Figura 2 – Reflexões das distribuições do sinal

Figura 3 – Comparação das tecnologias LOS e NLOS
As redes locais sem fio (WLANs) constituem uma alternativa às redes convencionais com fio,fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas prediais ou de campi. Dependendo da tecnologia utilizada, radiofrequência ou infravermelho, e do receptor, as rede WLANs podem atingir distâncias de até 18 metros. Sendo assim, as WLANs combinam a mobilidade do usuário com a conectividade a velocidades elevadas de até 155 Mbps, em algunscasos.
WiMAX fixa é uma tecnologia de ponto-multiponto, enquanto a WiMAX móvel é uma tecnologia de multiponto-multiponto, semelhante à infraestrutura de um celular. As duas soluções foram projetadas para oferecer serviços onipresentes de conectividade sem fio em banda larga de alta throughput, com baixo custo.
A WiMAX móvel é baseada na tecnologia OFDMA (Orthogonal Frequency Division MultipleAccess) que possui vantagens inerentes em termos de latência, eficiência espectral e suporte avançado para antenas, proporcionando, em última análise, mais desempenho do que as tecnologias de conectividade sem fio atuais de área estendida. Além disso, as tecnologias de conectividade sem fio 4G da próxima geração estão evoluindo para o OFMDA e para redes baseadas em IP, porque são ideais para...
tracking img