Wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Opet
Curso de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação

TECNOLOGIA WIRELESS - WIMAX

CURITIBA
2010
CARLOS EDUARDO DAPARÉ
GUSTAVO SCHLOTTAG
JONY CESAR MARCON

TECNOLOGIA WIRELESS - WIMAX

Trabalho apresentado à disciplina de Hardware – 2º Semestre da Turma do Curso de Tecnologia da Informação das Faculdades Opet.
Professor:

CURITIBA
2010

SUMÁRIOPág.

INTRODUÇÃO 4
1. WIMAX FÓRUM 5
2. WIMAX - apresentação 7
2.1 O Padrão IEEE 802.16 8
2.2 A Família de Padrões IEEE 802.16 9
2.2.2 Considerações Tecnológicas 10
3. Aplicações do WiMAX 11
4. WIMAX 2.0 13
5. VOIP COM WIMAX 13
6. WIMAX NO BRASIL 14
6.1 Freqüências disponíveis para WIMAXno Brasil 23
CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25
GLOSSÁRIO 26
INTRODUÇÃO

WIMAX – A sigla é o acrônimo para Worldwide Interoperability for Microwave Access, ou Interoperabilidade Global via Acesso Microondas, se fôssemos traduzir. Essa é uma tecnologia extremamente nova, que ainda está em fase de testes pelo mundo afora. A novidade deve durar pouco e, em breve,essa tecnologia será tão comum quanto o WIFI é hoje. A promessa do WIMAX é o alcance oferecido pela rede celular (praticamente global, hoje) à velocidade de uma LAN Ethernet (100Mbps). Imagine as possibilidades: você em seu carro, com seu laptop, poderia assistir a um vídeo stream (vídeo on-line) de uma pay-per-view enquanto está preso no trânsito, ou poderia sintonizar uma rádio on-line através deseu cd-player automotivo(obviamente já preparado para isso, num futuro não muito distante).
O termo WIMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WIMAX Fórum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos erecursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação. O padrão WIMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hostpots.

1. WiMAX Fórum
O WIMAX Fórum (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é uma organização sem fins lucrativos, formada por empresasfabricantes de equipamentos e de componentes, e tem por objetivo promover em larga escala a utilização de redes ponto multiponto, operando em freqüências entre 2GHz e 11GHz, alavancando a padronização IEEE 802.16 e garantindo a compatibilidade e interoperabilidade dos equipamentos que adotarem este padrão.
O WIMAX Fórum é o equivalente, ao Wi-Fi Alliance, responsável pelo grande desenvolvimentoe sucesso do Wi-Fi em todo o mundo. O WIMAX é constituído pelas indústrias líderes do setor, que estão comprometidas com as interfaces abertas e com a interoperabilidade entre os diversos produtos utilizados no Acesso Broadband Wireless.
O WIMAX pretende motivar um mercado de Acesso Broadband mais competitivo, através de um conjunto mínimo de especificações de performance da interface aéreaentre os produtos dos diversos fabricantes, certificando os produtos que atendem a estas especificações. Para os operadores de rede, esta interoperabilidade entre equipamentos significa a não dependência de um fornecedor para o desenvolvimento de sua rede. Para os fabricantes de equipamentos significa menos tipos diferentes de produtos a desenvolver e a produzir. Para os Fabricantes de componentes,significa uma escala de produção muito maior. Para o usuário final significa acessos Broadband mais velozes e mais baratos. Os participantes atuais do WIMAX Fórum estão relacionados a seguir:

Advantech AMT
AirXstream
Analog Devices
Arris
AT&T
Axxcelera Broadband Wireless
Bandai Wireless
BeamReach Networks
Comtech AHA
Covad
CTS Communications Components...
tracking img