William wilson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS-II
Profª. Drª Regina Lúcia Pontieri.

O Espelho e o duplo: Breve análise do conto “William Wilson”, de Edgar Allan Poe.


São Paulo, novembro de 2011.
“Cada criatura humana traz duas almas consigo:
uma que olha de dentropara fora,
outra que olha de fora para dentro.”
(Machado de Assis. O Espelho)
Esta breve análise tem como intuito o estudo do conto “William Wilson” de Edgar Allan Poe convergindo os caminhos da crítica e da história a partir de correspondências intrínsecas, extrínsecas e de formulação estética. No conto de Poe, William Wilson se apresenta e aponta o fato do seu nome ser falso, pois overdadeiro já lhe causara muita vergonha, e pede a atenção do leitor ao que vai contar, ou seja, desde o início o personagem se assume como narrador-autor da história:
“(...) A página virgem que agora se encontra diante de mim não precisa ser manchada com meu nome verdadeiro (...). Que oportunidade, que único acontecimento trouxe essa maldição que vos peço permissão para narrar.(...)”.
A partir datipologia de Friedman o narrador de Poe pode ser definido como narrador-protagonista, ou seja, a responsabilidade narrativa recai para o personagem principal, que é subordinado a história que conta, dando ao leitor um ponto fixo para observação da história. No conto podemos observar a proximidade que o narrador busca de quem o lê à medida que este faz perguntas retóricas, pausas e observações diretasao leitor: “(...) Deixai-me, pois, recordar(...)” . O narrador-autor em William Wilson apresenta diversas descrições em relação aos ambientes, mas principalmente em relação ao seu duplo, à medida que tais descrições demonstram a semelhança entre os personagens: “(...)Isto sem falar no fato de sermos da mesma idade e semelhantes no fato de termos a mesma altura, além do contorno geral da figura eos traços fisionômicos.(...)” ·.
Assim, em “William Wilson”, o narrador nos situa no tempo e no espaço algumas vezes durante o conto, enquanto a única data exata citada é “19 de janeiro de 1813” , a data de nascimento do narrador e de seu duplo, aparecem algumas referencias temporais também como quando diz ter passado cinco anos estudando com Wilson, já em relação ao espaço diversas vezes vemosreferencias, a principio sobre a escola, que recebe uma descrição bastante detalhada, localizada “(...)numa nevoenta aldeia da Inglaterra (...)”, depois aparecem referencias a Oxford, Paris, Viena, Moscou, Berlim e Roma, onde acontece o desfecho da história e a ultima citação temporal: “(...)Foi em Roma, durante o carnaval de 18(...)”
A narrativa tem em seu formato características de confidênciastal como fosse um testamento, já que o personagem está à beira da morte “(...) A morte se aproxima e a sombra que a antecede lançou sobre meu espírito sua influência suavizante(...)” . Seu destino começa a se traçar dentro da escola, que se assemelha a uma prisão em que o personagem passa “encerrado entre as maciças paredes” e que é comandada pelo diretor, o Dr. Brandsby, que também apresentatraços de dupla personalidade:
“(...) Aquele personagem venerando, com seu rosto tão modestamente benigno, com trajes tão lustrosos e tão clericalmente flutuantes, com sua cabeleira tão cuidadosamente empoada, tão tesa e tão vasta, poderia ser o mesmo que, ainda há pouco, de rosto azedo e roupas manchadas de rapé, fazia executar, de palmatória em punho, as draconianas leis do colégio? Oh gigantescoparadoxo, por demais monstruoso para ser resolvido(...)” .
Na escola, o narrador, portanto, conhece o outro Wilson, com o qual tem diversas semelhanças, desde físicas até a data do nascimento, e que será o único capaz de enfrentar a superioridade mantida pelo protagonista em relação aos outros, esta capacidade o amedrontava e gerava uma relação de rivalidade e competições que não eram percebidas...
tracking img