Wikileaks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

Recentemente uma polêmica mundial foi gerada pelo site WikiLeaks. Desde a divulgação de 250 mil documentos sigilosos de diplomacia americana, incluindo informações ácidas sobre diferentes relações com vários países incluindo o Brasil. O site vem sofrendo ataques hackers e pressão de inúmeros governos para seu fechamento. Inicialmente hospedado por uma empresa do grupo Amazon, oWikileaks já foi obrigado a mudar de servidor e recentemente perdeu seu domínio .org e se mudou para um domínio Suíço, hospedado em servidores franceses.
O WikiLeaks foi criado, sem fins lucrativos e baseado em alguns dos princípios de informação livre, para divulgar posts de fontes anônimas contendo fotos, vídeos e documentos confidencias vazados de empresas e governos, sobre assuntossensíveis.
Para garantir que os dados não são alterados, o Wikileaks não se classifica oficialmente como um Wiki (Classificação de tipos de documento em hipertexto com ação colaborativa e open-source), pois somente usuários autorizados podem inserir e editar as informações contidas no site. De acordo com o próprio site, ele foi formado por dissidentes , jornalistas, matemáticos e tecnólogos de diferentespaíses e seu diretor, o australiano Julian Assange.
O Wikileaks foi lançado em 2006 e desde então já publicou milhares de documentos que geraram polêmica e furor no cenário político internacional. Incluindo documentos sobre a Guerra do Afeganistão e a Guerra do Iraque.
Seria o Wikileaks o herói do conhecimento e da informação livre ou o vilão que está revelando coisas que realmente nãodeveríamos e não precisávamos saber?

2- Internet

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por EstadosUnidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização dasmesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido comochaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maiorfenômeno midiático do século 20', único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas ocomputador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
Já na década de 1970, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem,...
tracking img