Atps - anhanguera - arquitetura, urbanismo e turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1: Patrimônio arquitetônico como patrimônio cultural.


Passo 1: Desenvolvimento turístico local.

O turismo é impulsionado por patrimônios, sejam culturais, arquitetônicos, materiais ou imateriais, todos atrativos. Os arquitetônicos representam a identidade local pelos seus variados estilos, pela época e técnicas utilizadas para construção sendo o que mais perdura durante anos, eaté séculos. Eles têm o reconhecimento formal da mesma forma que os outros, através do tombamento separado nos níveis municipal, estadual e federal. Há também o reconhecimento internacional vinculado a UNESCO que nomeia tal patrimônio como patrimônio mundial.
O patrimônio arquitetônico tem a importância visual e histórica para o visitante, que de fato impulsiona o desenvolvimento do turismo localafetando os setores da economia, política, social, ecológico, tecnológico e até jurídico. Por serem mais atraentes facilitam direta ou indiretamente o efeito multiplicador do turismo: geração e produção de novos empregos, preocupação com o meio ambiente, via de intercâmbio cultural, desenvolvimento de infra-estruturas e recuperação da identidade do patrimônio e a identidade local. Com tudo isso, apopulação perde a necessidade de obter os recursos citados acima de regiões vizinhas onde o desenvolvimento é maior, criando raízes nas proximidades dos patrimônios seja com moradias, comércios ou que apenas atrai a movimentação de pessoas, por exemplo, escolas, igrejas, etc. Para que esse desenvolvimento local funcione, os patrimônios, seja de qual segmento for, não devem ser entendidos como umamercadoria, algo que se venda ou possa ser colocado em outro lugar, e sim como um vínculo entre povos de todas as partes que possibilite alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região, pois o patrimônio é uma forma de identificar e preservar em algo a cultura e a historia local. Não permitindo que o mesmo seja descaracterizado.
Finalizamos com exemplos de alguns patrimônios arquitetônicosque impulsionam o desenvolvimento no centro da cidade de Guarulhos onde se encontra um grande pólo de lojas e comércios: Antiga Estação Ferroviária, que foi inaugurada em 1915 e ligava cinco pontos da cidade e desativada na metade da década de 60; Casa Amarela, inaugurada junto com a antiga estação de trem onde servia de residência ao chefe da estação e hoje ela abriga o Arquivo Histórico e oNúcleo do Patrimônio Cultural da Cidade de Guarulhos; Memorial da antiga Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; entre outros.
Passo 2: Importância da preservação.

O patrimônio arquitetônico representa uma produção simbólica e material, carregada de diferentes valores e capaz de expressar as experiências sociais de uma sociedade. Nossas cidades não se resumem em ser apenas residênciapara seus habitantes, nela vivem seres humanos com memória própria e são sem dúvida parte de nossa história.
Reconhecendo que o patrimônio arquitetônico é expressão da riqueza e da diversidade da cultura, é herança comum de todos os povos, e que sua conservação compromete por consequência a solidariedade efetiva das cidades. Considerando que a preservação do patrimônio arquitetônico depende emgrande parte, de sua integração no quadro da vida dos cidadãos e de sua valorização nos planejamentos físico-territorial e nos planos urbanos.
O patrimônio arquitetônico é um capital espiritual, cultural, econômico e social de valores insubstituíveis. Cada geração dá uma interpretação diferente ao passado e dele extrai novas ideias. Qualquer diminuição desse capital é, portanto mais umempobrecimento cuja perda em valores acumulados não pode ser compensada, mesmo por criações de alta qualidade. Por outro lado, a necessidade de poupar recursos impõe-se a nossa sociedade. Longe de ser um luxo para a coletividade, a utilização desse patrimônio é uma fonte de economias. Logo, a preservação desses patrimônios é mais do que importante para a sociedade, pelo fato de trazerem memórias de um...
tracking img