Resumo cap 1 livro - uma reflexão sobre a abordagem sistemica na negociação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


TEMA:


UMA REFLEXÃO SOBRE A

ABORDAGEM SITÊMICA NA

NEGOCIAÇÃO.





Contábeis 3 semestre B.
Antonio
Elisa
Anderson
Vanessa
Renan



Resumo

Apesar de Chester Barnard ter proposto a ideia de organização como um sistema aberto em 1930,a aceitação ampla desse conceito só seconsolidou anos depois. Fazendo-se uma análise retrospectiva da teoria da administração, pode-se encontrar referências à ideia de sistemas, embora eventualmente primárias,em obras de vários pesquisadores renomados nesse campo, tais como:
Frederick Taylor, Henry Fayol, Elton Mayo, Mary Follet e Chester Barnard.A perspectiva de sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência.
Nos anos 1930, Bertalanffy percebeu que a ciência costumava tratar de maneira fragmentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla e holística.
Isso levou a formular duas ideias centrais da sua teoria:
Aimportância da interdependência das partes, e a necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa.
Em seu livro, Bertalanffy apresenta os pressupostos e as orientações básicas de sua teoria.
- Há uma tendência geral no sentido da integração das varias ciências naturais e sociais.
- Essa integração parece centralizar-se em uma teoria geral dos sistemas.
- Essa teoria pode ser um importantemeio para alcançar uma teoria exata nos campos não físicos da ciência.
- Essa teoria aproxima-se da meta da unidade da ciência, desenvolvendo princípios unificadores que atravessam verticalmente o universo das ciências individuais.
- Essa teoria pode conduzir a uma integração muito necessária na educação cientifica.
A teoria de Bertalanffy, que trazia uma visão holística de todo osistema organizacional e enfatizava os processos, forneceu um meio para se interpretar as organizações, sendo estas compreendidas como partes de um sistema aberto.
Nos anos de 1960, a TGS foi amplamente reconhecida na administração e sua difusão foi resultado da necessidade de síntese e de integração das teorias precedentes.
Alguns aspectos primordiais da administração, que receberam influencia dasideias da teoria geral dos sistemas.
HOMEM FUNCIONAL: Diferentes variáveis interferem nos papeis pelos quais as pessoas se relacionam dentro de uma organização,tais como as variáveis organizacionais,de personalidade e interpessoais.A interação de todas elas é fundamental para que a organização alcance maior produtividade.
CONFLITOS DE PAPÉIS: As pessoas não agem em função do que são,mas emfunção dos papéis que representam.Dado que cada membro influencia e é influenciado pelos outros,as relações que estabelece afetam sua própria personalidade e suas relações com os demais.Expectativas frustradas quanto aos papéis dos outros podem gerar conflitos internos na organização.
INCENTIVOS MISTOS: Conforme a integração especifica de seus grupos ou subsistemas,a empresa deve encontrar o melhorequilíbrio entre incentivos monetários e não monetários,visando à obtenção do melhor desempenho por parte dos seus empregados.
EQUILIBRIO INTEGRADO: Para a formação do sistema empresarial,é necessária a integração de diversos subgrupos,sendo que qualquer ação exercida sobre uma unidade da empresa afetará todas as outras.A necessidade de adaptação ou reação obriga o sistema a responder de forma una aqualquer estímulo externo.
ESTADO ESTÁVEL: Para impedir a entropia(tendência ao desgaste,à desintegração e ao aumento da aleatoriedade),a empresa procura manter uma relação constante na troca de energia com o ambiente.O estado estável pode ser atingido a partir de condições iniciais e por intermédio de meios diferentes.
A abordagem sistêmica define a empresa como um sistema composto por um...
tracking img