WikiLeak

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto






Trabalho de Cibercultura
Alunos: Carolina Sisson
Gabriela Campaner Petersen
Giulia Zanovelli
Mariana Parra
Rafael Perez
Stephanie Rendon








Introdução
Em novembro de 2010 aconteceu o maior vazamento público de documentos oficiais da história. Foram 251.287 comunicados internos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, escritos para 280 embaixadas e consuladosde 180 países. Essa enxurrada informacional, chegou a tona pelo Wikileakscom o apoio dos maiores veículos convencionais de informação: El País (Espanha), The Guardian (Inglaterra), The New York Times (dos Estados Unidos), Le Monde (França) e a revista semanal alemã Le.

O que é o Wikileaks?
O wikileaks é uma organização que está na mídia e não prevê fins lucrativos. De acordo com o idealizadordo site, Julian Assange, o objetivo é combater, pela publicação,más condutas governamentais e não governamentais de variável gravidade, da hipocrisia a crimes de guerra.
De acordo com Julian Assange em seu site, ele esclarece as funções do Wikileaks:“Uma de nossasatividades mais importantesé publicaro material originalao lado de nossasnotíciaspara os leitorese historiadorespoderemver a evidênciadaverdade.Somos uma organizaçãojovemque tem crescidomuito rapidamente, contando com uma rede devoluntários dedicadosao redor do mundo.”
O wikileaks foi ao ar oficialmente em 2007 e desde então, os membros colaboradores do site vem trabalhando com as novas tecnologias para divulgar informações especialmente do governo.
Segundo Manel Castells, ao todo, são 5 operários permanentes, 800colaboradores e centenas de voluntários espalhados pelo mundo: jornalistas, cientistas, engenheiros e muitos advogados, trabalhando na defesa de liberdade de expressão na mídia, divulgando informações que são consideradas importantes para o conhecimento da população.
De acordo com a lei 5.250 de 9 de fevereiro de 1967:
Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão deinformações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.
Portanto o trabalho do Wikileaks é acobertado pela lei. Além disso o wikileaks segue os princípios da constituição assegurando o anonimato das fontes
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros eaos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Ao chegar as noticias ao Wikileaks, a equipe de jornalistas do site apuram as informações como verdadeiras e importantes para serem divulgadas para o público alvo.
Ao acessar nosite do Wikileaks, é perceptível que o formato das noticias e informações divulgadas são no mesmo formato do site Wikipedia, para facilitar a leitura do público, mas a diferença é que os leitores não podem editar o material do Wikileaks. Além disso, o wikileaks funciona como uma agência de noticias fornecendo o seu material para que todo o mundo possa utilizar dele.
O website se tornou importantepara a mídia por ser uma das maneiras de combate à corrupção, pois o wikileaks visa um governo honesto.
De acordo com Julian Assange sobre o Wikileaks: “Porque nãosão motivados porum lucro, trabalhamos cooperativamente comoutrapublicação eorganizações de mídiaem todo o mundo, em vez de seguiro modelo tradicionalde competir comoutras mídias.Nós nãoacumulamosa nossainformação.”.
O WikiLeaks podeser considerada uma nova plataforma importante para o jornalismo investigativo, já que são compartilhados documentos supostamente secretos que fazem uma diferença relevante em assustos mundiais importantes para a história do que veem acontecendo no mundo.
Principais agentes
Entre os principais agentes do site estão Julian Assange, Jacob Appelbaum, Andy Müller-Maguhn, Jérémie Zimmermann, Sarah...
tracking img