Wikileaks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão das Informações e do conhecimento

WikiLeaks

É um site que publica “posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobreassuntos sensíveis”. Não é propriamente uma wiki, em que os leitores tenham permissão irrestrita de acesso e ediçao de seu conteúdo.

Administrado por The Sunshine Press, foi lançado em dezembro de 2006 e,em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhão de documentos. Seu principal editor e porta-voz é o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista.

Conta com mais de mil voluntários,entre intelectuais, ativistas, jornalistas e programadores, que colaboram ocasionalmente - a maioria sem qualquer contrapartida financeira e com total privacidade para a postagem, e garantia de que ainformação colocada pelos usuários não é rastreável.

Entendo que como cidadão, devemos que agir dentro das regras do Estado Democrático de Direito, onde as ações são reguladas por Leis e Normasregularmente constituidas. Isto também deveria valer para as empresas e para os Estados, na comunidade das nações.

Na defesa do que importa para o país ou para a corporação, sempre haverá pessoasinteragindo com pessoas, participando de um jogo de interesses e, mesmo com a melhor das intenções, podem falhar.

Num mundo globalizado, no qual os “países interagem e aproximam pessoas”, ou seja,interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, numa verdadeira “aldeia global” e nessa nova realidade, haverá menos espaço para a hipocrisia e o cinismo.Saberemos cada vez mais e em menos tempo sobre tudo e é nesse contexto que vemos as revelações do site WikiLeaks, sobretudo quando revelou documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos,sobre sua atuação nas guerras do Afeganistão e Iraque.

Há quem indique o WikiLeaks, por divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, como um candidato...
tracking img