Widows dos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MS-DOS (Microsoft Disk Operation System) foi o primeiro sistema operacional comercializado pela Microsoft. Surgiu em 1981 junto com o primeiro IBM PC. A Microsoft vendia licenas do DOS sob o nomede PC-DOS para a IBM comercializar seus computadores, paralelamente ela também vendia licenças para o mercado sob o nome de MS-DOS.
O MS-DOS em todas as suas versões se apresentava no modo de texto,apresentando um cursor piscando esperando a entrada de comando, chamado de prompt. Na versão 4.0 o DOS passou a incluir um sistema gráfico simples chamado DOS SHELL, mesmo assim ainda era necessáriousar comandos de texto para se utilizar muitos recursos do sistema.
Com a família Windows o DOS caiu em desuso mas ainda salva muitas vezes na hora de se recuperar informações de um HD com problemas.Até o Windows 98, a Microsoft incluía um DOS com comandos reduzidos, suficientes para instalar o sistema num computador sem sistema operacional. A partir do Windows ME o DOS reduzido foi substituídopor um emulador (simulador) do DOS.
Para entrar no programa, vá em Iniciar -> Executar. Digite “cmd” sem as aspas e aperte Ok.
A seguir uma lista dos principais comandos do DOS. Dica: caso lembresomente do nome do comando e não lembre de como usa-lo é só digitar “[comando]/?” (ou “[comando] help”), sem as aspas, que o DOS exibe uma ajuda sobre o comando.
[pic]
Comandos:
DATE – Este comandoquando sem parâmetros exibe a data atual do sistema e solicita uma nova data no formato “dd-mm-aa”, para não alterar é só pressionar [Enter].
[pic]
TIME – Exibe a hora atual do sistema e solicita umanova hora no formato “hh:mm:ss”, para não alterar é só pressionar [Enter].
[pic]
VER – Exibe a versão do sistema operacional.
[pic]
DIR  – Exibe o conteúdo da pasta atual e informa o número dearquivos, o espaço utilizado pela pasta e o espaço livre no disco.
Parâmetros:
/p – Caso o conteúdo da pasta seja muito extenso ele quebra a exibição em partes, para passar pra próxima é só apertar...
tracking img