Whitney e humboldt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Whitney e Humboldt
Durante o século XIX, dois grandes pensadores do ramo da linguística, até então filósofos e filólogos: William D. Whitney(1827-1894) e Willhelm von Humboldt(1767-1835)desenvolveram pensamentos que iriam refletir no século XX.
Whitney estudou nos EUA, em Yale, onde voltou a ministrar aulas de sânscrito se tornando um dos melhores sanscritistas de sua época. Foi umdos linguistas pioneiros no estudo das línguas nativo americanas.
Seu livro The life and growth of language que teve grande repercussão, foi mais tarde criticado por Saussure, na página 17. Osapontamentos de Saussure diziam respeito à propriedade utilizada por Whitney que depois é acordada, por Saussure.
Humboldt pensara diferente de Whitney, para ele a língua não era vista deforma gramatical e sim a remeter a todos os aspectos do trabalho mental contínuo da construção de expressão.
Vindo de família rica e influente, na Prússia, Humboldt foi diplomata e exerceu cargosna universidade de seu país, sendo o fundador da Universidade de Berlim, em 1810, que ainda hoje seguem o modelo proposto por ele, na época. Dono de uma vasta coleção de enciclopédias e amante dalíngua, era parte do que formava a intelectualidade europeia, sempre a viajar para outros países. Sabe-se que Humboldt era conhecedor das línguas ameríndias, feitas por missionários por seu contínuoenvolvimento com pesquisadores que investigavam as línguas nativas da América do Norte, como é o caso de Whitney. Viajou também para estudar as línguas de alguns países europeus como o País Basco e paísesorientais, como a China.
Humboldt acreditava que a linguagem e o pensamento se uniam, a constituir uma unidade, chega a afirmar que a língua um processo, uma atividade e não um produto, o qualele chama de energia e ergon,
Mesmo estupefato pela diversidade linguística das línguas, ainda acreditava que por trás delas havia uma forma geral, já que, para ele, o trabalho mental...
tracking img