White

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Candidíase

Conceito
Doença infecciosa provocada pelo micro-organismo chamado “Cândida albicans”. A candidíase, especialmente a vaginal, é uma das infecções genitais mais frequentes entre asmulheres. A infecção existe sob duas formas: como fermento ou como fungo. Como fermento, se reproduz através da fermentação dos açúcares presentes no estômago e intestinos; como fungo, invade as célulasimunológicas e os sistemas do corpo, causando confusão no metabolismo e ocasionando uma série de transtornos em várias partes do organismo.

Agente Etiológico
A Cândida albicans é o patógeno daespécie mais frequente, causando mais de dois terços das infecções, mas outros como Cândida tropicalis, Cândida kefyr, Cândida glabrata ou Cândida também são responsáveis por casos de candidíase.Transmissão
A transmissão da candidíase se dá pelo contato com secreções da boca, pele e vagina e dejetos de pessoas contaminadas. Além disso, a mãe pode transmitir este fungo para o bebê durante o parto.A cândida é tida como um fungo saprófito, ou seja, convive normalmente com o ser humano saudável em locais como a vagina, a boca e a pele. No entanto, em momentos de alteração da imunidade (stress,doenças) ou por alterações do meio-ambiente (como uso de substâncias que alteram o pH vaginal), esse fungo pode se proliferar e causar sintomas. Também são comuns sintomas leves em crianças saudáveis egestantes.
Diagnóstico
Em pessoas saudáveis a maioria dos médicos consegue diagnosticar uma candidíase sem a necessidade de testes de laboratório. Ocasionalmente, quando a infecção não desapareceou envolve todo o organismo podem ser necessários testes mais extensivos.
A única forma definitiva de diagnosticar uma candidíase vaginal é completando um exame ginecológico.
Este exame inclui autilização de um especulo para manter a vagina aberta que pode causar desconforto devido à pressão nos tecidos. O médico vai tirar amostras da descarga e pode tirar outras culturas para fazer testes de...
tracking img