welfare state

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
WELFARE STATE NA ALEMANHA

Welfare State é um termo utilizado para designar o conjunto de políticas sociais com base no modelo Fordista-Keynisiano que teve inicio na Europa Ocidental após a SegundaGuerra Mundial, tendo o estado a obrigação de implementar e financiar programas e planos de ação destinados a promover o bem estar dos membros de uma determinada sociedade.
Conforme Beverigde(segundo Outwaite e Bathome, 1996:261-262), era função do Estado combater os cinco maiores males da sociedade: “a escassez, a doença, a ignorância, a miséria e a ociosidade”.
A história da Alemanha emrespeito à Segurança Social teve inicio muito cedo.
Bismark (1862-1890), primeiro ministro do Reino da Prússia lutou contra o crescente movimento social democrata na década de 1880 ao tornar ilegaisvárias organizações e ao instituir, de forma pragmática, a lei de acidentes de trabalho, o reconhecimento dos sindicatos, o seguro de doença, acidente ou invalidez entre outras, convencido de que só coma acção do estado na resolução destes problemas se poderia fazer frente às novas ideias políticas. (Eiserner Kanzler).
Em 1883 foi implementada a Lei de Seguro Saude com o objetivo de formar umSistema Unico de Saude para as principais categorias de trabalhadores de Minas de Carvão, depois de estendeu ao demais trabalhadores.
Em 1884 foi instituida a Lei de Seguro Acidente.
“Em 1885, cerca de4,6 milhões de trabalhadores tinham garantido a cobertura integral de Seguro Saude, ou seja, 10% da população de cerca de 12 milhões de pessoas”. (BRAGA. J. S. dos S. Alemanha: Império, babárie ecapitalismo avançado. Petropolis:Vozes.1999)
Em 1889 foi instituida a Lei de Pensões por Velhice e Invalidez.
Em 1926 foi instituido o Seguro Desemprego.
As politicas de Segurança Social da Alemanhasempre estiveram ligados ao desenvolvimento industrial, era o resultado do modelo capitalita.
“No final do séc. XIX e inicio do séc. XX, a Alemanha alcançou altos índices de industrialização em...