Welfare state

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Qual a definição o autor utiliza para o welfare state?
Utiliza se uma definição bastante ampla de Welfare State, que é entendido como a mobilização em larga escala do aparelho de Estado em uma sociedade capitalista a fim de executar medidas orientadas diretamente ao bem-estar de sua população.
2-O que apontou os estudos sobre o welfare state na América do Norte e Europa Ocidental?
enfatiza quea necessidade de regulação da economia capitalista pode, por meio de políticas macroeconômicas capazes de garantir um grau razoável de coordenação entre as diversas instituições encarregadas de produzir bens e serviços, em parte, ser realizada pelo Welfare State.
3-O autor afirma alem de instrumento de política macroeconômica, o welfare state é também um mecanismo de regulação política dasociedade. Explique?
A partir do momento em que a negociação coletiva dos níveis salariais e das condições de trabalho se generaliza na sociedade, o processo de barganha entre capitalistas e trabalhadores passa a ser tratado como assunto público. Assim, o crescimento da organização política dos trabalhadores faz que o Estado passe a incluir na agenda política nacional os interesses dos trabalhadoresorganizados.
4-...Compromisso keynesiano e compromisso fordista...
Esses “compromissos” referem-se, respectivamente, à legitimação da propriedade privada dos meios de produção em troca de instituições políticas que permitem aos representantes dos trabalhadores a administração de parte da economia, à mediação de relações privadas por instituições políticas democráticas com objetivos macroeconômicos e àredução do controle da organização do processo de trabalho e da inovação tecnológica pelos trabalhadores em troca da redistribuição de ganhos de produtividade e pleno emprego.
6-Que outros fatores são relacionados como relevantes para explicar o desenvolvimento do welfare state nos países America do norte e da Europa ocidental.
Além dos aspectos relacionados à industrialização (ou modernização) eao poder de barganha dos trabalhadores, aspectos relacionados à cultura política e à organização da máquina do Estado são destacados como relevantes para explicar o desenvolvimento do Welfare State em países da América do Norte e da Europa Ocidental.
7-Que fatores marcam a diferença entre o desenvolvimento do welfare state brasileiro nos países da America do norte ocidental?
Além de ocorrer sobuma posição diferente na economia mundial, o processo de modernização brasileiro é marcadamente segmentado, com setores industriais modernos convivendo com setores tradicionais e com a economia agrária exportadora. Controle do mercado para produtos industriais por meio de políticas de massificação do consumo foi um aspecto secundário para um Estado preocupado com estratégias protecionista.
8-Quaisas principais características das políticas sociais no período anterior á revolução de 1930.
Eram fragmentadas e emergencialistas, apesar de haver indícios da disposição de uma atuação mais global por parte do Estado, como a instituição por lei dos Departamentos Nacionais do Trabalho e da Saúde e a promulgação, em 1923, do Código Sanitário e da Lei Eloy Chaves, essa última sobre assuntosprevidenciários. Os conflitos entre capital e trabalho eram regulados por legislação esparsa, e tratados basicamente pelo aparato policial.
9-Qual a função do welfare state brasileiro nos anos 20?
Sua estratégia era antecipar algumas demandas, o que favorecia os grupos profissionais de maior influência política para, com isso, restringir a legitimidade das lideranças trabalhadoras nas reivindicaçõessociais e limitar a capacidade de mobilização dos trabalhadores em geral.
10-Qual foi o papel do welfare state brasileiro no processo de industrialização?
Esse papel foi extremamente importante para o processo de modernização. Como a maior parte dos bens de capital e tecnologia era importada e a mão-de-obra encontrava-se no setor agro-exportador da economia, criou-se um descompasso entre meios de...
tracking img