Weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O principal objectivo do autor é: a confrontação dos níveis de influência das duas principais agências de socialização para o estudo dos alunos face àquilo que são as estratégias de estudo efectivas desses mesmos alunos.
Este artigo dedica o seu estudo ao período de tempo que um conjunto de estudantes da capital portuguesa, Lisboa, frequentadores do 5.º, 7.º e 12.º anos, dedicam ao estudo dasciências e quais as fontes de informação que utilizam. Neste campo de acção, é questionada a influência da família assim como a do docente e ainda a motivação para o estudo e o género dos alunos.
O método de investigação utilizado baseou-se aplicação de conjunto de questões recorrendo a um questionário, para tal ano foram aleatoriamente seleccionados agrupamentos verticais de ensino de diversasfreguesias da cidade de Lisboa.
Em cada um desses agrupamentos, foram seleccionadas turmas do 5º, 7º e 12º ano, com o objectivo de inquirir estes alunos acerca dos níveis de influência das agências de socialização para o estudo face ao que são as estratégias já adquiridas pelos estudantes, posteriormente para as perguntas efectuadas foi procedida a uma medição através do uso de escalas de Likertcom quatro opções de resposta, sendo elas: nunca, quase nunca, quase sempre, sempre. A variar do nível mínimo (com peso zero) até ao nível máximo (ponderado com três). Embora tenha sido administrado questionário com escala de Likert existe sempre uma possibilidade de erro de medida e para isso foi feito relativizado o erro de medida através da “consistência” entre a pontuação numérica atribuídapelo aluno e o teor da sua resposta a uma pergunta aberta descritiva que teve o propósito de incluir para uma dessas escalas de Likert, por exemplo, para a caracterização do tempo de estudo formal dos alunos para as ciências, foram facultados três níveis de escolha: “Costumas estudar todos os dias para ciências?” “Se sim: quantos minutos por dia?” “Se não: Costumas estudar todas as semanas paraciências?” “Se sim: Quantos minutos por semana?” “Se não: Quantos minutos estudas por mês para ciências?”
Foi utilizada a mesma técnica de pesquisa para a determinação dos níveis de visionamento de documentários científicos.
A amostra utilizada para o estudo das “Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização” é composta por três aglomerados populacionais referentes à cidadede Lisboa: Bairro Histórico de Lisboa, Zona Central de Lisboa e Zona periférica de Lisboa. Em cada das referidas zonas foram aleatoriamente escolhidos agrupamentos de ensino e inquiridos alunos do 12º ano (uma turma), do 5º ano (duas turmas) e do 7º ano (duas turmas). Desta forma foi possível obter uma constituída por um total de468 alunos, sendo 163 do 5º ano (49.9% rapazes e 50.9% raparigas),198 do 7º ano (48.0% rapazes e 52.0% de raparigas e por fim, 107 alunos do 12º ano (7.7 rapazes e 52.3 raparigas).
Na procura pela caracterização da amostra (perfil), na sua globalidade foram agregadas em duas grandes zonas: zona central (bairros de prestigio) e zona periférica (bairros problemáticos) com o objectivo de observar e compreender as diferenças existentes entre as famílias destesalunos, para tal foram utilizados dois critérios: o primeiro referente a composição e o lugar de classe e o segundo critério ao nível de instrução do progenitor materno. Os resultados obtidos permitem caracterizar os alunos da zona central com estando inseridos num contexto socialmente favorecido. Quando comparados os resultados da zona central com a periférica a composição sociodemográfica éclaramente oposta, pois na segunda zona há uma maior dispersão pelas diferentes classes.
O autor revisita várias abordagens teóricas. Nomeadamente, Hong (2004) que afirmou que “ o tempo que os alunos despendem em casa a aprender é um ingrediente fundamental para o seu desempenho escolar”, Bemphechat (2004) e Cooper (2001) dizem que as “ crianças desenvolvem bons métodos de estudo, porque a capacidade...
tracking img