Web aulas filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de

Filosofia:


Resposta às questões das Web aulas



WEB aula 01

Pergunta-se:

1- O que é filosofia?

R= É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente, à linguagem, ou seja, questões relacionadas à vida em todos ou em quaisquer de seus aspectos. Praticar filosofia é olhar as coisasda vida com um olhar critico e questionador.

2- Qual o significado etimológico do termo Filosofia?

R= A palavra dos termos gregos (Phíton = amante) + (Sophia = sabedoria), literalmente: amante da sabedoria

3- O que se entende por reflexão crítica da realidade?

R= É saber se posicionar de forma questionadora diante da vida, sendo sensível à pensar no porque das coisas.

4- O que émito?

R= É uma explicação simbólica da realidade, normalmente variável de acordo com a cultura.. As mitologias tentam explicar fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Assim, podemos encontrar nas mitologias grega e nórdica explicações diferentes para a criação do mundo ou do tempo ou outro fenômeno.

5- Porque os gregos buscavam fundamento nanarrativa mitológica para explicar a realidade?

R= Porque a humanidade sempre teve necessidade de entender o mundo e o surgimento das coisas, como não se havia desenvolvido nenhuma teoria cientifica, as primeiras explicações foram à luz dos mitos. Porém, os mitos da Grécia não derivam puramente da civilização grega, mas de uma mistura entre a cultura dos indo-europeus, pré-gregos, e até mesmodos asiáticos, egípcios e outros povos com as quais os gregos estabeleceram contato.

6- Distinga Mito de Filosofia.

R= A filosofia se distingue da mitologia por sua ênfase em argumentos racionais; Ao mito não cabem críticas ou observações. Já a filosofia, se alimenta das reflexões,
WEB aula 02

Pergunta-se:

1- Podemos considerar que o caso concreto citado na web aula (“A filosofiaJurídica e a busca pelo fundamento de legitimação da norma jurídica”) apresenta a célebre discussão acerca da legitimidade das normas? Justifique.

R= Sim. O texto leva a uma reflexão: Pode um governante , através de uma norma, proibir uma família de sepultar um ente querido? Esta é uma questão filosófica sobre o que seria justo e legítimo na criação das normas.

2- Por que o caso narrado revelauma das preocupações da filosofia Jurídica?

R= Porque a filosofia jurídica busca analisar as leis de forma crítica e o questionamento sobre o ser justo e legítimo é um de seus focos.

3- É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

R= Sim.

4- Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.

R= A primeira frase do texto: “O que fundaa justiça?”
WEB aula 03

Pergunta-se:

1- Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriam exercer os poderes da polis? Fundamente sua Resposta.

R= Que para se governar bem, dever-se-ia conhecer a justiça. E a verdadeira justiça estaria com o Divino. Considerando que, somente através da sabedoria um homem para se aproximar da justiça e que os filósofossãos os amantes da sabedoria, portanto os mais sábios dentre os homens, apenas estes poderiam conhecer a justiça, portanto, governar a polis.

2- Pelo que você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral americano, a atual candidata a vice-presidencia americana, muito popular entre certa camada social daquele pais, cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder,segundo aqueles que entendem como correta a visão platônica?

R= Não, pois para governar dever-se-ia possuir o saber filosófico.

3- A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma perspectiva platônica de Estado, expressa na obra República, é natural que o filósofo-rei elabore regras concretas injustas? Justifique.

R= Não. Porque, segundo...
tracking img