Warehouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Armazéns

Os armazéns representam aproximadamente 30% dos custos logísticos totais, e a sua participação vem crescendo nos últimos anos. Na grande maioria dos casos, as operações de movimentação e armazenagem de materiais representam um custo equivalente de 1% a 5% da receita bruta das empresas, sendo, portanto, um dos mais importantes custos da empresa.
Dada sua relevância pelarepresentatividade em custos e o seu papel em racionalizar o processo de abastecimento de linhas produtivas ou em aproximar mercados, é de vital importância entender o papel dos armazéns e as diferentes formas de explorar o seu potencial de adicionar valor à cadeia logística.


Figura: Armazém classe mundial

A Evolução dos Armazéns

Caminhamos para uma contínua evolução dos armazéns, tanto em seu papele importância, como em sua infraestrutura física. Nas décadas de 60,70 e 80, os armazéns eram vistos como áreas meramente acumuladoras de materiais, com pouca ou nenhuma complexidade. As construções eram simples, sem nenhuma sofisticação, pisos com alta capacidade de resistência, docas elevadas, entre outras tecnologias aprimoradas.
A partir da estabilização econômica, alcançada com o planoreal em meados da década passada, uma importante mudança começa a ocorrer no comportamento dos consumidores brasileiros. Aos poucos, deixamos de fazer compras mensais (impulsionados pela espiral inflacionária) que abasteciam a despensa de nossas casas e passamos a comprar menos, porém em mais vezes. Ou seja, nos transformamos em visitantes semanais dos supermercados, cada vez mais atraentes para osconsumidores, pelas ofertas semanais e pelos inúmeros aniversários realizados ao ano.
O fracionamento das compras por parte dos consumidores provocou uma mudança radical nos armazéns, até então adaptados a lidar apenas com paletes completos e cargas fechadas. Nesse momento, surge a necessidade de quebrar os grandes lotes em lotes menores, em frações de paletes, em caixas e até em unidadesprimárias. Surgindo a necessidade da criação da área de separação de pedidos, conhecido como picking e a preocupação com a consolidação das cargas em diferentes tipos de veículos.
A atividade de picking é atualmente, a de maior representatividade em custos dentre as operações existentes, conforme gráfico abaixo:

Figura 2: Custos das operações

Nessa transição, os armazéns assistiram àverticalização dos estoques, ao uso de equipamentos de movimentação específicos, à formalização dos processos e a especialização da mão de obra.
Uma última onda vem sendo vivida desde a virada do século, com adoção de novas tecnologias de informação, em especial os sistemas WMS, Warehouse Management System, ou seja, automação da movimentação e estocagem dos materiais, gestão por meio de indicadores dedesempenho e praticas incessantes de housekeeping.
Os novos armazéns, rebatizados de centro de serviço logísticos, assumem novas tarefas a passam a ser como minifábricas, atuando intensivamente na montagem de kits promocionais, embalagens especiais, paletização, etc.
Nessa nova realidade o entra no armazém não é necessariamente igual ao que sai.
Nos novos armazéns, mais do que simplesmente guardarmateriais, há uma preocupação com o fluxo físico de materiais e com as informações. S novos armazéns caminham para operações de fluxo contínuo, com cada vez menos estoques.
A seguir processo vivido pelos armazéns ao longo dos últimos 30 anos.

Figura 3: Processo vivido pelos armazéns

A Infraestrutura Física dos Armazéns do futuro

Muito diferente dos atuais, os armazéns do futuro deverãoconciliar seu tradicional papel na estocagem, mas também deverão viabilizar o rápido fluxo de materiais, na entrada (inbound) e saída (outbound). Essa capacidade de processamento será vital para as operações de distribuição.
A discussão começa pelo tamanho do armazém, estudos realizados nos EUA mostram que os armazéns que apresentam melhores indicadores de desempenho têm entre dês mil m² e...
tracking img