Warehouse e

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Data Warehouse e Data Mining



CONTEUDO

1 - INTRODUÇÃO 03
2. 2. O QUE É DATA WAREHOUSE? 04
2.1 Conceito do Data warehouse 04
2.2 Função do Data WareHouse 05
2.3 Objetivo do Data WareHouse 05
2.4 Importância do DATA WAREHOUSE 05
2.5 O QUE DATA Warehouse não é. 07
2.6 Ambiente de DATA WAREHOUSE 08
2.7.Construção do DATA WAREHOUSE 09
2.8 ARMAZENAMENTO 10
2.9 MODELAGEM 10
2.10 - EXTRAÇÃO DE DADOS 11
2.11 - OS PROCESSOS DE DATA WAREHOUSE 11
3.0 - O Que É Data Mining? 12
3.1 Os Passos do Data Mining 12
3.2 - Dos Dados à Sabedoria 13
3.3 Conceito de Datamining 14
3.5 Que dados o Data Mining avalia? 19
3.6Pra onde vai a Informação? 19
3.7 Como é feita a mineração? 19
3.8 - Vantagens e Desvantagens na utilização de Datamining 20
3.9 Conclusão 21
4.0. REFERÊNCIAS 22

1 - INTRODUÇÃO

Todos nós sabemos que os bancos de dados são de vital importância para as empresas e também estamos cientes de que sempre foi difícil analisar os dados neles existentes. Hoje emdia, as grandes empresas detêm um volume enorme de dados e esses estão em diversos sistemas diferentes espalhados por ela. Assim, não conseguíamos buscar informações que permitissem tomarmos decisões embasadas num histórico dos dados. Por outro lado, em cima desse histórico podemos identificar tendências e posicionar a empresa estrategicamente para ser mais competitiva e conseqüentementemaximizar os lucros diminuindo o índice de erros na tomada de decisão. Por fim, introduziu-se um novo conceito no mercado, o Data warehouse (DW). Este consiste em organizar os dados corporativos de maneira integrada, com uma única versão da verdade, histórico, variável com o tempo e gerando uma única fonte de dados, que será usada para abastecer os Data Marts (DM). Isso permite aos gerentes e diretoresdas empresas tomarem decisões embasadas em fatos concretos e não em intuições, cruzando informações de diversas fontes. Isso agiliza a tomada de decisão e diminui os erros. Tudo isso num banco de dados paralelo aos sistemas operacionais da empresa. Segundo a (Aspect International Consulting, 1997), cerca de 88% dos diretores admitem que dedicam quase 75% do tempo às tomadas de decisão apoiadas emanálises subjetivas, menosprezando o fato de que por volta de 100% deles tem acesso a computadores. Atualmente esse número deve ter diminuído, porque existem muitos Data Warehouses sendo utilizados. Hoje em dia, a maioria das empresas/organizações produz mais dados numa semana do que muitas pessoas irão ler em toda uma vida!
Ora, quanto mais dados menos informação. Logo precisamos de uma aplicaçãode processos de análise inteligente, visando manipulação automática de quantidades imensas de dados e que proporcione uma larga aplicação nos mais variados ramos da indústria, comércio, medicina, governo, administração, etc.
Os dados armazenados digitalmente sofreram um aumento drástico nos últimos 40 anos e continuam a crescer cada vez mais. Os mais comuns meios de tratamento de dados falhamquando se deparam perante enormes quantidades de dados. O Datamining é especialista neste tipo de desafios.


2. O QUE É DATA WAREHOUSE?

Data Warehouse (armazém de dados) é uma coleção de dados, organizados por assunto, integrados, não-voláteis, históricos, é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de formaconsolidada.cujo propósito é fornecer suporte à tomada de decisão nas organizações.
A primeira característica de um Data warehouse é que ele está orientado ao redor do principal assunto da organização. O percurso do dado orientado ao assunto está em contraste com a mais clássica das aplicações orientadas por processos/funções ao redor dos quais os sistemas operacionais mais antigos estão...
tracking img