Walmir silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que sites orientados a AdSense estão sendo punidos?
quarta-feira, 05/12/2012 às 09h12, por Diego Ivo


Desde o ano passado, quando foi lançado o update Panda, e este ano, com o update do Penguin, um número nada pequeno de sites sofreu com a perda de tráfego. Em linhas gerais, o update do Panda tem o objetivo de eliminar o SEO Off Page, como compra de links e link building desqualificado,enquanto o Penguin visa a banir ou punir sites que otimizam muito o On Page, termo conhecido como “over optimization”.

Várias pessoas que jamais compraram um link começaram a sofrer pesadamente com o Google Penguin – e algumas vêm me pedir alguma luz no fim do túnel. Uma parte significativa desses sites são, como costumo chamar, “orientados a AdSense”. E o meu prognóstico é que, cada vez mais,esses sites percam tráfego.

Como vocês sabem, gosto de fazer uma análise geral e entender tanto os objetivos comerciais do Google, quanto o seu empenho sincero em construir um algoritmo mais eficaz; isto é, que traga os resultados que desejam seus usuários.

Primeiro, vamos entender por que o Google está punindo ou banindo esses sites orientados a AdSense e depois por que essa não é umaatitude comercialmente desfavorável à gigante de Mountain View.

Google Penguin, doorway pages e conteúdo de qualidade
99% dos sites orientados a AdSense vivem da técnica Black Hat chamada doorway pages, ainda que tenham um conteúdo de relativa qualidade. Portanto, saibam os leitores que não são inconciliáveis técnicas de Black Hat e conteúdo de qualidade. Além do mais, embora possam ter páginas comalguma qualidade, o site como um todo não é confiável, pois os artigos em sites orientados a AdSense parecem criados com basicamente quatro macetes e uma meta (ganhar visitas a todo custo):

Consulta de palavras-chave no Google Keyword Tool;
Títulos com alguma palavra-chave exata, abusando deste segredo de SEO e resultando em doorway page;
Artigos que analisam só o potencial de busca,geralmente identificado com atraso;
Blocos de anúncios atrapalhando a leitura do conteúdo (já viram o algoritmo do Page Layout?).
Em resumo, os proprietários desses sites aprenderam a escrever artigos robustos, porém não pensaram que um conteúdo de qualidade começa com uma linha editorial consciente. Sem linha editorial, não há público-alvo contemplado senão os paraquedistas. Daí, se deduz que essessites cedo ou tarde caiam, porque os artigos podem ter qualidade mas o site não é confiável. Se o site não é confiável, como os artigos seriam?

Sites não têm linha editorial
Reitero que 99% dos sites orientados a AdSense são focados em paraquedistas, isto é, pessoas que caem no site “por acaso” pesquisando no Google.

Eu entendo que um bom site, antes de ter um texto bem escrito, começa com umpúblico-alvo bem definido e uma linha editorial. Por exemplo, no Blog da Conversion, escrevemos para pessoas interessadas em SEO e Marketing Digital, portanto jamais publicaríamos um texto sobre os resultados de um jogo de futebol, ainda que aumentasse o tráfego de nosso site.

Seria injusto que nosso site fosse punido por escrever sobre SEO, ainda que discordássemos do Google em algum aspecto;mas seria justo que fosse punido por escrever um texto só para aumentar as visitas. E é isso o que acontece com praticamente todos os sites orientados a AdSense.

Por que no passado não era assim?
Sim, durante “séculos”, digamos assim, sites orientados a AdSense bombavam nas SERP. O motivo de isso acontecer podiam ser três, que se complementam, ao gosto do freguês:

O Google lucrava com oAdSense bem posicionado;
O usuário era menos criterioso e a Internet fazia menos parte das vidas de nossa sociedade;
O algoritmo do Google não era tão eficaz.
Quanto à ineficácia do algoritmo do Google, a grande mudança no meu entender foi que o Google passou a entender o campo semântico de um site e aprimorou bastante o uso da autoridade de domínio e do Trust Rank (ou mozRank, para quem usa o...
tracking img