Wallmart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL – CASO 5 – Comercial Bal Harbour Ltda.
Dificuldade na busca de resultados.
A Comercial Bal Harbour Ltda. é uma empresa média do ramo de equipamentos esportivos em geral, que foi fundada por um alemão há 10 anos, em uma cidade litorânea do Brasil.
O fundador, Sr. Hans Klaus Peter, resolveu voltar para sua cidade natal no interior da Alemanha e, portanto,como não quis vender a Bal Harbour, a solução foi profissionalizar sua administração.
Para tanto, ele contratou duas pessoas com a responsabilidade de coordenar as atividades da empresa, incluindo os 48 funcionários.
Esses dois funcionários são: Um sobrinho (Sr. Paulo) que já realizava alguns serviços esporádicos de consultoria comercial; e
Um contador (Sr. Carlos) que realizava os serviços decontabilidade para a Bal Harbour em um escritório externo.
Esses dois profissionais largaram suas outras atividades e passaram a trabalhar em período integral na Comercial Bal Harbour Ltda. Durante o período de um ano, eles atuaram como gerentes, mas contando com a presença diária do Sr. Peter.
A partir dos últimos seis meses, o Sr. Peter já está morando na Alemanha, sendo que a programação desuas visitas ao Brasil é ficar um mês no final de cada ano, pois ele tem confiança nesses dois profissionais, além de não querer mais pegar no batente.
Três meses antes de partir, o Sr. Peter, junto com os dois gerentes, elaborou um plano estratégico, basicamente de acordo com a metodologia apresentada no capitulo 5 – Objetivos e desafios empresariais, sendo que a qualidade das informaçõesutilizadas pode ser considerada boa, quer seja dos fatores internos ou externos da Bal Harbour.
Inclusive, o Sr. Peter sentiu-se confortável quanto à quantificação dos objetivos estabelecidos, os quais representariam o instrumento básico de controle e avaliação da administração da Bal Harbour a longa distância. Ou seja, o Sr. Peter está bastante preocupado com “o que e o quanto”, mas pouco preocupado como “como e o porquê”, os quais considera de exclusiva responsabilidade dos dois gerentes para alcançarem os resultados – “o que e o quanto”.
Tudo deveria ocorrer conforme planejado pelo Sr. Peter, mas por razões diversas:
A Bal Harbour começou a perder faturamento, principalmente por uma atuação comercial sem foco definido;
Os gerentes não participaram, de forma adequada do processo de análisee acompanhamento dos resultados (objetivos, desafios e metas); e
Os gerentes fugiram dos telefonemas e e-mails do Sr. Peter, simplesmente para não entrar em debates quanto aos resultados.
O Sr. Peter ficou numa encruzilhada, pois:
A atual conjuntura de mercado colocava a venda da Bal Harbour como algo não muito interessante;
Ele sabia que teria problemas em trocar os dois gerentes, pois osfuturos contratados teriam dificuldades em absorver o modelo de gestão que foi implementado na Bal Harbour ao longo dos últimos anos; e
No fundo, ele tinha confiança pessoal nos dois gerentes atuais.
Diante dessa situação, o Sr. Peter contratou você, notório conhecedor dos sistemas de administração por resultados, para elaborar um plano de ação para reverter esta problemática na Bal Harbour, a qualtem forte influência comportamental.
Como ilustração, apresenta-se o organograma resumido da Comercial Bal Harbour Ltda., da forma como o Sr. Peter consolidou antes de voltar para sua terra natal.

[pic]
Estratégia: Mas, afinal, o que realmente funciona? - 02 de março de 2008
Como selecionar e implementar as estratégias de competição e de crescimento, bem como perceber e definir oposicionamento estratégico de um negócio?
Quais são os principais conceitos, modelos e alternativas de estratégias de competição e de crescimento, bem como de definição do posicionamento estratégico de um negócio, a partir.de.uma.análise.estratégica.adequada?
As estas perguntas temos a resposta a partir da proposta teórica de autores e professores como Michael Porter, Henry Mintzberg, Francisco Gracioso...
tracking img