Nbr 14136

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho discute a implementação da nova de forma de plugs e tomadas, implementada pela nova norma técnica da ABNT a NBR 14136, e o impactado que a mesma trará para o consumidores o que engloba o mundo de TI, o que realmente mudou para melhor e porque não continuar com o antigo padrão.
Palavras-chave: NBR 14136, Padronização, Impacto, Segurança.
1 – Introdução
A seção 2 deste trabalhoira apresentar o que é a NBR1436. A seção 3 apresenta uma visão geral do motivo da criação da NBR 14136, e porque a ABNT considerou uma melhoria para os padrões existentes. A seção 4 vai lidar com o que a implementação da NBR 14136 trará em ganho em segurança para os consumidores. A seção 5 vai trazer a dificuldade em se adaptar o padrão antigo para o novo padrão. A seção 6 trará o impacto que anova NBR terá no mundo do ti desde a empresa ao usuário final. A seção 7 será discutido uma consideração final dos benefícios da nova norma para o mundo do TI.
2 – ABNT NBR 14136
A NBR 14136,é a novo padrão criado pela ABNT para regularizar e padronizar em todo o território brasileiro os plugues e tomadas de todo o equipamento eletrônico (nacional ou importado).
(1)
A nova NBR 14136 entrou emvigor no dia 1º de janeiro de 2010,apesar do processo ter iniciado em agosto de 2007,a norma preve dois novos formatos de tomadas e plugues. A nova regra estabeleceu que os plugues tenham dois modelos padrões: pino redondo com 2 terminais (2P) e pino redondo com 3 terminais (3P),sendo um dos terminais o terra. O encaixe do plugue devera ter formato hexagonal e as tomadas terão encaixe com um baixorelevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, a onde o plug ira encaixar, evitando folga e exposição dos terminais elétricos.
A nova norma unifica todas os diversos tipos de plugues e tomadas existentes no mercado e em termos de corrente elétrica nominal alem de ser compatível com quase 80% dos padrões atuais existentes pelo mundo, a NBR 14136 prevê dois modelos de plugues e tomadas.
- Pluguese tomadas para 10A.
- Plugues e tomadas para 20A.
Compatibilidade - As tomadas de 20A devem permitir a inserção de plugues de 10A e 20A, enquanto as tomadas com contato terra devem permitir a inserção de plugues com e sem pino terra.
As tomadas de 10A não devem permitir a inserção de plugues de 20A.
(2)
3 – Motivação para a nova padronização.
A grande motivação para a criação NBR 14136,foi o fato de haver pelo menos 7 tipos de plugs diferentes no mercado brasileiro, o que muitas vezes acaba gerando um grande transtorno devido a falta de compatibilidade entre um plug e outro.
,(3)
Outro grande motivador foi o fato de ser necessário criar plugues e tomadas com um formato com maior segurança e que pudesse ser implementado a nova Lei do Aterramento obrigatório (Lei Nº 11.337) queesta em vigor em vigor desde 2006, para equipamento de grande consumo como geladeira, televisores, fogão, chuveiros, etc, para substituir aquele fiozinho que se encontrava solto e sem utilidade na maioria dos eletrodomesticos.
4 – Segurança
A NBR 14136, de acordo com a ABNT trará enormes ganhos se utilizadas correntamente na área da segurança, pois evita muitos acidentes e mal uso.
O maior atopara aumentar a segurança foi junto com a lei do aterramento, as tomadas darem suportes para o pino de aterramento, pois muitas vezes pela tomada não ter a entrada para o pino de aterramento ele acabava sendo arrancado pelo usuário. O pino de aterramento é usado em alguns aparelhos (como: ar-condicionado, computadores, refrigeradores, etc...) o 3º pino ira realizar a ligação com o terra, evitandoque o consumidor sofra um choque eletrico ao ligar o aparelho que estejam em curto.
O novo formato das tomadas que possuem uma concavidade, para dificultar o contato do dedo com a corrente, ou impedir que apenas um pino seja inserido, evitando também o contato do usuário. Os novos plugues são feitos com um sistema para evitar sobrecarga e aquecimento e também proporcionam um melhor encaixe em...
tracking img