Wallmart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

A Wal-Mart perseguiu agressivamente a globalização desde sua primeira investida externa em 1991. Em 1993, apenas 0,5% de suas lojas estavam localizadas fora dos Estados Unidos. Em 1998, essaporcentagem subiu para 18%. Entre 1995 e 1998, 5% do aumento nas vendas e 4% do aumento nos lucros da empresa foram gerados por suas operações internacionais.
Imperativos da globalização
A Wal-Martprecisava se globalizar? Ninguém tinha dúvida de que ela havia criado um modelo empresarial perfeito para concorrer nos Estados Unidos. Por que não prosperar apenas como uma empresa de varejo norte-americana?A resposta é que a empresa precisava crescer para sobreviver, e a arena internacional era a única que lhe possibilitaria alcançar um crescimento significativo. Por que o crescimento era tãoimportante? Primeiro, a empresa precisava demonstrar aumentos de vendas e lucros para satisfazer as expectativas do mercado de capitais. Segundo, precisava satisfazer as expectativas de seus funcionários.
Umdos fatores-chave do sucesso era seu quadro de funcionários dedicados e comprometidos. Devido ao plano de participação acionária da Wal-Mart, a situação financeira desses funcionários estavadiretamente ligada ao valor de mercado das ações da empresa. Isso criava outra ligação direta: o crescimento e seu efeito tanto no preço das ações como no moral da empresa. Em vista da necessidade de crescer, aWal-Mart não poderia dar-se ao luxo de limitar sua atuação aos Estados Unidos por três motivos.
Primeiro, já havia saturado a maioria dos mercados internos. Segundo, os Estados Unidos representampouco mais de 4% da população mundial. Limitando-se a esse mercado, a Wal-Mart estaria perdendo 96% dos clientes potenciais em todo o mundo. Terceiro, os mercados emergentes ofereciam enormespossibilidades de crescimento na área de varejo de desconto devido à baixa renda disponível para consumo. Outras empresas já se haviam beneficiado desse tipo de crescimento graças à rápida expansão da...
tracking img