Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vygotsky (1896-1934)



Lev Semenovitch Vygotsky nasceu e viveu na Rússia, morrendo de tuberculose aos 34 anos. Dedicou-se nos campos da pedagogia e psicologia. Deu várias palestras em escolas,e faculdades sobre psicologia, pedagogia e literatura. Também partidário da revolução russa, e sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoriatendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem[->0] nesse desenvolvimento, sendo essa teoria consideradahistórico-social. Vygotsky foi professor e pesquisador contemporâneo de Piaget.
Para Vygotsky, a aprendizagem[->1] sempre esta ligada com as relações entre as pessoas. Para ele as mudanças que ocorremem cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura. A relação do individuo\aluno com o mundo está sempre mediada pelo outro .Para que o homem faça a mediação , ele também se utiliza deinstrumentos, tendo como exemplo o machado para o lenhador.
Em um campo psicológico, o homem também se utiliza de instrumentos, sendo denominados de “signos” chamados por Vygotsky de “instrumentospsicológicos”.
Para Vygotsky, cultura não regula processos naturais, simplesmente substitui os processos elementares e o conteúdo total dos fenômenos psicológicos. Processos culturais e produtos constituemprocessos mentais.
Vygotsky denomina “signo” como uma marca externa que auxilia o homem em tarefas que exigem memória ou atenção. Ex : fazer uma lista de compras por escrito.
De acordo com a teoriasócio-histórico-cultural de Vygotsky, as mudanças que ocorrem no ser humano, ao longo de seu desenvolvimento , estão ligada as interações que ocorrem entre os indivíduos e a sociedade em que ele vive,sua cultura e também sua historia de vida .
Alguns conceitos abordados por Vygotsky são: mediação simbólica, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento e...
tracking img