Volvismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
VOLVISMO = Histórico da Volvo e Conceito Básico de Volvismo

Em 1927, a produção do modelo “T-Ford” foi descontinuado nos EUA tirando cerca de 15 milhões de carros da linha de montagem. O fatoresultou em horas de conversa entre dois amigos, sendo um engenheiro chamado Gustaf Larson e um economista chamado Assar Gabrielsson, e a partir dai esse dois visionários fundaram o que estava destinado ase tornar um dos principais fabricantes mundiais de veículos, nascia então, a Volvo Group, na cidade de Göteborg - Suécia. O nome Volvo significa "eu rodo", em latim (verbo volvere), uma menção aomovimento giratório do rolamento.
O polêmico logotipo da marca sueca (que atualmente é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentosfeministas na Europa. Esse símbolo era usado pelos alquimistas para representar o metal, uma alusão que a Volvo fez à durabilidade dos seus veículos. O logotipo foi registado como Volvo em 1927. A pátriada Volvo, a Suécia, é bastante conhecida pela alta qualidade do seu ferro. Além disso, o ferro é um metal forte, com que a marca do carro quer ser relacionada, dando a impressão de um padrão forte,estável e firme na produção de seus carros. Este círculo com uma seta apontando para cima, para a direita é também o símbolo do planeta Marte, que também dá ao logotipo da Volvo uma interpretação forte ecósmica, como uma marca que é grande e vai longe. No entanto, e talvez surpreendentemente, este logo resultou simplesmente da cópia da imagem do ÖV4 (o primeiro modelo da Volvo) quando visto defrente, uma faixa diagonal de metal ao longo da grelha.

O Volvismo surgiu na década de1970, e se tornou um modelo de organização do trabalho alternativo ao Fordismo na Indústria automobilística. Issogerou mudanças, por exemplo, o operário passou a ter um papel completamente diferente daquele que existe no fordismo, havendo um grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento,...
tracking img