Volvismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Toyotismo e Volvismo

No século XX o Taylorismo e o Fordismo surgiram no cenário industrial mundial trazendo mudanças na forma deenxergar a produção, visando àmaximização desta e dos lucros. Diferentemente do mercado americano e europeu, o mercado japonês não se encaixava nessas teorias. Assim, surgiu o Toyotismo, uma nova ideia deproduçãocriada por Taiichi Ohno e implantada após a Segunda Guerra Mundial nas fábricas de automóveis da Toyota.
Além do mercado desfavorável aos modelos, adotados na Europa e naAmérica, o Japãoapresentava um menor mercado consumidor, e também não possuía grandes qualidades para a produção em massa, como a viabilização fácil de matéria prima e mão deobra. A teoria de Taiichi Ohno encaixou-sena realidade econômica do país, e após a crise do petróleo, encaixou-se a toda a economia mundial.
Foi devido à crise do petróleona década de 70 que se consolidou essa ideia de produção, apesar deseu legitima criação ter sido feita na década de 40, onde era aplicada apenas em âmbito nacional, nafabrica da Toyota.
O Toyotismo tinha como elemento principal a flexibilização da produção, ou seja,só se produzia o necessário, reduzindo os estoques. Essa flexibilizaçãopermitia a produção de acordo com a demanda, baseado na teoria “Just in Time”. Dessa forma, pretendia-se que a qualidade dosprodutos fosse a maior possível, que é umacaracterística marcante desse modelo japonês, a busca da máxima qualidade.
Conforme afirma Coriat, (1994), o Toyotismo é constituído por um complexo deregras, valores e dispositivosorganizacionais, tais como o “trabalho em equipe” (team), programa de gerenciamento pela qualidade total, just-in-time, a terceirização e as novas formas de pagamentos...
tracking img