Volvismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Introdução

No mundo globalizado de hoje tendo em vista um cenário globalizado, com uma acirrada concorrência, as empresas buscam técnicas, modelos e tecnologias que possam aprimorar seus custos em busca de uma posição mais confortável na concorrência de mercado. E o modelo de gestão de uma empresa pode ser considerado uma dessas novas tecnologias afim de adequar seu método de trabalho aproduzir mais com um custo menor.
Um dos métodos encontrado por EmtiChavanmco, engenheiro, nos anos 60 foi o Volvismo, fruto de uma serie de inovações que foram postas em prática. A principal característica é que estas inovações foram executadas com a participação efetiva dos trabalhadores. Ou seja, falamos de equipes auto-gerenciáveis. Equipes que tem autonomia e conhecimento para identificaroportunidades e experimentá-las, agregando valor ao produto final.
O Volvismo, modelo de organização sueca, foi encarado como uma alternativa ao fordismo e taylorismo, uma evolução dos modelos centralizados para os participativos, onde o foco maior é o trabalho em grupo, onde sindicatos e trabalhadores participam e podem até intervir em alguns aspectos da produção. Esse modelo de organização procurouredefinir sua organização focando a inserção do homem como responsável pela operação da planta e tornando-se referencia na qualificação dos trabalhadores como forma de resolução dos problemas de produtividade das plantas.

* Surgimento

Nas fábricas suecas da Volvo, na década de 1970, o absentismo e o turnover (ou a rotação de pessoal) atingiam níveis significativos, sendo elevados os seuscustos economicos. Entretanto, numa nova fábrica, em Uddevalla (1985), foram experimentados métodos completamente novos de montagem de automóveis: equipes autodirigidas passavam, pela primeira vez depois do triunfo do taylorismo-fordismo, a montar um carro por inteiro.
Já em 1974 a Volvo tinha duas novas fábricas consideradas como inovadoras na indústria automóvel: Kalmar (montagem deautomóveis) e Skode (fábrica de motores):
Ao mesmo tempo, tratava-se da aplicação deliberada dos princípios sociotécnicos, em ruptura com os clássicos princípios taylorianos-fordianos da organização do trabalho.
A partir de então começa a falar-se de Volvoísmo enquanto modelo de organização do trabalho alternativo ao Fordismo na indústria automóvel. Esse modelo fazia parte da estratégia do grupo suecopara se afirmar internacionalmente como um pequeno construtor independente com prestígio e com sentido de responsabilidade social. Em 1974, Kalmar torna-se, assim, um símbolo das novas formas de organização do trabalho na Europa e no resto do mundo e, decididamente, o ponto de partida para a era do pós-fordismo e pós-taylorismo
O modelo sueco sofreu grande influencia do contexto socioeconômico epolítico da época, em 1976, por exemplo, foi estabelecida uma lei que dava aos sindicatos o direito de designar dois representantes no conselho de administração de toda a sociedade por ações com mais de 25 empregados. Este conselho obriga as empresas a divulgarem e discutirem com os trabalhadores seus planos de desenvolvimento, projetos e diretrizes. Neste contexto empresas como a Kalmar deixaramcom que seus procedimentos de fábrica fossem planejados em conjunto com os sindicatos e voltados para a satisfação do trabalhador, qualquer mudança significativa nas instalações e atividades das organizações deveria ser negociada com as instâncias sindicais. Outro fator que favoreceu a implantação deste modelo na Volvo foi os problemas já enfrentados pelo modelo taylorista nas relações de trabalhoque sempre foram marcadas por conflitos.
Este modelo ficou conhecido por sua proposta de produção em docas, concentrada principalmente nas produções de ônibus e caminhões. Sua principal característica é romper com a idéia da produção em série, ou seja, o sistema de linhas de montagem sobre esteiras é substituído por um único ponto de montagem onde o produto fica praticamente imóvel. Para isso...
tracking img