Vivendo e aprendendo: novas perspectivas de vida na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O envelhecimento é considerado como um processo de desgaste da energia vital ao longo do tempo. Também pode ser entendido como a consequência da passagem do tempo ou como processo cronológico pelo qual um indivíduo se torna mais velho.
O tema: usuário nas instituições, foi escolhido com o intuito de conhecer o perfil sócio-econômico e cultural desses idosos que apresentademandas e esperam respostas dos programas institucionais.
A origem desse tema surgiu a partir de uma proposta feita pela disciplina Pesquisa em Serviço Social, tendo em vista que tal tema é comum aos campos de estágio, como também porque a mesma tem pouca produção teórica.
Um outro motivo que justifica a escolha deste tema é que a partir da investigação, teremos novos subsídios paraa compreensão do perfil sócio-econômico-cultural desses usuários idosos e dos motivos que procuram as instituições.
Objetivamos construir um perfil sócio-econômico-cultural desses usuários, analisando o que significa para a vida dos idosos à assistência recebida, identificando as demandas e respostas que trazem e esperam destas instituições, como também nos propomos a analisar o significado queos idosos atribuem à assistência recebida através dos programas.
Elaboramos as seguintes questões para orientar nossa investigação: O perfil sócio econômico do idoso atendido nas instituições; que motivos os fazem procurar as instituições e que respostas estes sujeitos encontram através dos programas assistenciais.
Pressupomos que os usuários das instituições pesquisados são pessoasidosas que estão em uma camada de vulnerabilidade muito grande e geralmente inserido em famílias que sofrem com a pobreza.
Esses usuários buscam as instituições à procura de uma ajuda e /ou providência
Para situações que vivenciam como: marcação de consultas e exames, inserção em programas de habitação e moradia, auxílio para aquisição de benefícios de bolsa família e cheque cidadão.
Osusuários apresentam necessidades básicas de sobrevivência e muitos deles não conseguem meios suficientes de proverem sua sobrevivência e de sua família, e residem em área de risco.
Elegemos os seguintes conceitos teóricos para a realização desta pesquisa: Assistência Social e Idoso.
A Assistência Social, torna-se assim o conjunto de práticas que o Estado desenvolve direta e indiretamentejunto as classes subalternizadas, com aparente caráter compensatório das desigualdades sociais geradas pelo modo de produção.
“Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos a partir das demandas emergentes do cotidiano. (IAMAMOTO, 2006) “Esta concepção não a diferencia das demais políticas sociais, termina até por identificar as Políticas Públicas de corte social como Políticas de Assistência Pública. Principalmente porque o Estado não rompe este vínculo aparente do assistencial, que lhe permite não só responder precária e insuficientemente, como reiterar a tutela.
Na realidade, no tipo de capitalismo em expansão no Brasilas Políticas Sociais não se proporiam em sanar as desigualdades, mas pelo contrário, a mantê-las a custo políticos favoráveis, como formas de redução dos agravamentos dos conflitos sociais.
A Assistência Social Pública, é compreendida como o mecanismo político através do qual o Estado pretende “dar conta” dos excluídos.
O Estatuto do Idoso diz em sua Lei 10.741, de 1º de outubrode2003, em seu Artigo 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação...
tracking img