Vitimologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VITIMOLOGIA
Resumo




Entende-se vitimologia como o estudo da vítima, como forma de esclarecer o crime. Vale salientar que esse conceito existe desde o pós-Segunda Guerra. Várias são asdefinições dos estudiosos, dentre eles, será mencionado Mendelsohn, que a definia como ‘’ciência sobre as vítimas e a vitimização’’. Portanto, a vitimologia passou a ser discutida como parte daCriminologia, que busca por fim incluir uma relação entre vítima e criminoso.
A vítima pode ser definida como a situação do estado em que a pessoa se encontra, assim como sua personalidade, e diversos outrosfatores, tais como: físico, moral e etc. Já a vitimização é o efeito de alguém se passar como vitima ou vitimar alguém.
Existem várias diferenças de vítimas, à que será citada no presente trabalho seráa adotada pelo próprio fundador da Criminologia, Mendensohn. Ele destaca três grupos principais de vítimas: a inocente (que são aquelas que não têm participação); a provocadora (é a responsável peloresultado) e a agressora (que é uma falsa vitima). Assim, sua classificação pode ser feita como a) vítima completamente inocente; b) vítima menos culpada do que o delinquente; c) vítima tão culpadaquanto o delinquente; d) vítima mais culpada que o delinquente; e) vítima como única culpada.
É de grande importância, para esclarecimento do crime, levar em consideração a palavra da vítima assim comoa do vitimizador. A vitimologia melhorou ao passar dos tempos, em seu desempenho, à modo de auxiliar à Criminologia.
Em resposta aos estudos feitos da vítima e do delinquente, notou-se que odelinquente procura por vítimas desconhecidas, pois dessa maneira ele se sente indiferente ao cometer o crime, que é quando acontece um processo de desumanização, o que fica muito difícil quando se temafinidade com a vítima.
A relação da vítima ao delinquente pode gerar duas possíveis Síndromes, sendo uma delas a de Estocolmo, que é quando a vítima possui uma tendência maior de tentar reagir ao...
tracking img