Analise do mercado de arroz no sul do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO MERCADO DE ARROZ NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Adriana Cristina dos Anjos Castro Weber
Cleusi Novakoski
Felipe Barranheiwicz Bento
Juliane Seifert
Viviane de Oliveira

RESUMO

O artigo a seguir apresenta uma pequena análise do mercado de arroz no sul do Brasil, com informações obtidas após estudos exploratórios inerentes ao assunto abordado. Por ser um tema que aborda diversosassuntos, os elementos que serão estudados são em forma de objetivos, para facilitar na pesquisa e entendimento para aquele que vai ler o mesmo. Sendo assim neste trabalho serão estudados, temas que contribuirão com o conhecimento das diversas etapas do plantio e cultivo de arroz.

Palavras-chave: análise; estudo exploratório; objetivos; conhecimento, plantio e cultivo de arroz.

METODOLOGIAPara realização do artigo a seguir foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória em sites inerentes ao assunto abordado e em livros.
Conforme Maria Margarida (2001), pesquisa exploratória é o primeiro passo de todo trabalho científico. Quando for uma pesquisa bibliográfica, deve proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a delimitação de um tema; definir osobjetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa. Através das pesquisas exploratórias avalia-se a possibilidade de desenvolver uma boa pesquisa sobre determinado assunto.

1 INTRODUÇÃO

O arroz é cultivado em todos os continentes, por cerca de 120 países, o consumo pela população mundial é um hábito inquestionável e dificilmente sofrerá substituição. O arroz freqüenta a mesa de dois terços dapopulação mundial, constituindo-se no alimento mais cultivado e consumido em vários países. O seu cultivo é tão antigo quanto à própria civilização, remontando à Antiguidade.
Entretanto, a data e o local exatos de sua origem não são precisos. A maioria dos autores acredita que ele seja originário da Ásia Sul-Oriental, região que inclui a China, a Índia e a Indochina. Evidências arqueológicas naChina e na Índia atestam a existência do arroz há cerca de 7000 anos.
Nos últimos anos, porém, a produtividade média vem mantendo-se estável, não só pela possibilidade de ter sido atingida a aproximação do potencial da cultura, mas, sobretudo, pelas possíveis dificuldades entre a pesquisa e o produtor, na transferência e adoção das tecnologias mais modernas.
O Brasil é o nono produtor mundial, oarroz é cultivado em todas as regiões, sob diversos ecossistemas, tanto em terras altas como em várzeas. A produção e a produtividade aumentaram nos últimos anos.
Mesmo sendo um dos alimentos mais populares de todo o Brasil, até o começo do século IX, ele era bem pouco conhecido por aqui. Arroz e presunto foram os alimentos que os portugueses deram aos índios, no seu último encontro, ao chegaremaqui há 500 anos atrás, como informa Pero Vaz de Caminha em sua famosa carta. Já na capitania de São Vicente o arroz era plantado, mas a lavoura empresarial surgiu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1904.
E foi em 1904, no município de Pelotas, que surgiu a primeira lavoura empresarial, já então irrigada. Depois, a cultura chegou a Cachoeira do Sul e, a partir de 1912, teve um grande impulso,graças aos locomoveis fabricados pela empresa Mernak, que eram veículos movidos a vapor, produzido pela queima da lenha. Os locomoveis acionavam bombas de irrigação, o que facilitava a inundação das lavouras de arroz.
No entanto, com o crescimento da população e da demanda de alimento, apareceram meios mais sofisticados que praticamente aposentaram as tradicionais máquinas de arroz.

1.1OBJETIVOS

* Definir a importância econômica e alimentar do arroz;
* Analisar principais regiões produtoras;
* Verificar produção média da região sul;
* Analisar se condições climáticas afetam o cultivo;
* Definir condições para o plantio.

2 IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ALIMENTAR DO ARROZ

O arroz é uma espécie hidrófila, cujo processo evolutivo tem levado à sua adaptação as mais...
tracking img