Vitimologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VITIMOLOGIA (introdução)


A vitimologia é assunto que vem atraindo a atenção e o interesse dos que militam na área da criminologia, dos que se dedicam à pesquisa e reflexão sobre oproblema do crime e da criminalidade .
“Surge, assim , a vitima , diz Roque de Brito Alves, como personagem tão importante como o delinqüente no fatodelituoso e não simplesmente ou formalmente como o ofendido ou sujeito passivo do crime ,porém como algo necessário à estrutura do delito, como igualmente causadora, provocadora ou colaboradora da condutacriminosa” (1986, p.92).

Existem classificações dos criminosos, e assim também como as classificações das Vítimas. E incluem os seus tipos de vítimas:

I)- Vitimas puramentes fortuitas, defatos causais ( É que cujo ato vitimógeno se dá por exlusiva força de condições ambientais).

II)-Vitimas diretas ou Indiretas(é a vitima que de forma direta ou indireta concorrem para a açãocriminosa, pré –dispõem-se a ela e chegam a buscá-la ou provocá-la ou seja o ato vitimógeno se dá em grande parte das condições internas da pessoa).

As classificações vitimógenas dos criminosos prevêemos ocasionais e aqueles que praticam a ação criminosa por sua própria força de condições e tendências internas.

À guisa de exemplo, Mendelsohm, citado por Carneiro Leão em seu trabalho sobrevítima, apresentado no II Congresso Brasileiro de Criminologia(Londrina, 1987).

“Trás a interessante classificação das vítimas , bem analisada por Neuman:
a)-vitima inteiramente inocente ou vitimaideal;
b)-vitima de culpabilidade menor ou por ignorância ;
c)-vitima tão culpável quanto o infrator;
d)-vítima mais culpada;
e)-Vitima unicamente culpada;

Apresentando o então grupo dasvítimas:

G1- A vitima provocadora ( é aquela que, com sua conduta, incita ou provoca outrem a cometer a ilicitude penal ). (Ex: homicídios passionais, são típicos, em que muitas vezes os agentes...
tracking img