Transmissoes mecanicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. Introdução
2. Objetivo
3. Tipos de transmissões
4. Transmissão por roscas
5. Transmissão por correias
5.1 Correia dentada
5.2 Correias em 'v'
6. Transmissão por correntes
6.1 corrente de passo longo:
6.2 corrente bl
7. Transmissão por engrenagens
7.1 tipos de engrenagens
7.2 helicoidais
7.3 cônicas7.4 retas
7.5 engrenagens de parafuso sem fim
8. Transmissão por rodas de atrito
9. Transmissão por cabos de aço
10. Transmissão por acoplamentos
11. Conclusão
12. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO
Entendemos por transmissão mecânica aqueles equipamentos ou mecanismo encarregado de transmitir potência, torque ou rotação entre dois ou mais elementos dentro de uma máquina.São de importância para o funcionamento correto e para o rendimento das maquinas as quais fazem parte e por muitas vezes são mal dimensionados, especificados ou manuseados.
Uma das características dos sistemas de transmissão é serem feitos através de elementos rotantes uma vez que a transmissão de energia por rotação ocupa um espaço muito menor que aquela por translação.
Resumindo,transmissão mecânica é a maneira de trocar ou transferir energia mecânica diferente às transmissões pneumáticas ou hidráulicas, isso se dá pelo fato de que utiliza o movimento de corpos sólidos como, por exemplo, as engrenagens, os acoplamentos e as correias de transmissão.
2. OBJETIVO
Temos como objetivo demonstrar os diversos tipos de transmissões e suas especificações, mostrar ainda como édimensionado e a maneira como seu desempenho acontece.
Estudar cada tipo principal de transmissão, analisando suas características próprias confrontando com as demais a fim de se obter um maior conhecimento sobre suas aplicabilidades e rendimento.

3. TIPOS DE TRANSMISSÕES
Existem diversos tipos de transmissões que são utilizadas na indústria e afins, esses modelos são as transmissõescom correia, como uma correia de distribuição, com corrente, com balancinhos (balancim), com cascata de engrenagens, com cardam, embreagem, diferencial (automóvel), caixa de mudanças, sistema de transmissão de potência, eletromecânica.

4. TRANSMISSÃO POR ROSCAS
Um dos tipos de transmissão mais comuns, é um tipo de transmissão que foi muito utilizada em macacos mecânicos e é até hojeutilizada em morsas, possui alto torque e uma de suas propriedades é a suavidade nos movimentos além de controle muito preciso na velocidade de avanço e de recuo.
Outra característica predominante desse sistema é a resistência a grandes esforços. Isso fez com que fosse utilizada como transmissão em alguns componentes de máquinas-ferramenta como torno, plaina e fresadora.
A rosca sem-fimapresenta também perfil trapezoidal, e é um componente que funciona, geralmente, em conjunto com uma coroa (engrenagem helicoidal), possibilitando grande redução na relação de transmissão de movimento.

Existem diversos tipos de rosca, cada uma delas adaptada ao ambiente no qual vai oferecer um rendimento e trabalho melhor. Além de formas existem diversos perfis conforme mostra a tabela a seguir:5. TRANSMISSÃO POR CORREIAS
Na mecânica as correias são definidas como sendo uma cinta de material flexível que normalmente são feitas de camadas de lonas e borracha vulcanizada. Servem para transmitir a força e movimento de uma polia a outra. Sua aplicação é diversa sendo encontrada em diversos equipamentos e maquinas e possui alta aplicabilidade, maleabilidade, rendimento e durabilidade.Uma característica das correias é a alta capacidade de resistência a carga aplicada sobre elas. Trabalha com excelente rendimento em altas rotações.
Este tipo de transmissão precisa de um alinhamento com extrema precisão, isso se da ao fato de que existe o risco de todo o sistema se desencaixar ou torcer comprometendo todos os equipamentos

5.1 Correia dentada
A correia dentada, feita...
tracking img